Defesa Civil: inscrições abertas para voluntários que desejam atuar junto aos núcleos de proteção comunitária

A Defesa Civil de Cariacica abriu inscrições para voluntários que desejam participar dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) para agir em casos de emergências. Os moradores também vão poder, após esse treinamento, atuar no planejamento de ações que visem a proteção de todos, além de promover a participação da população e estimular uma nova cultura voltada à prevenção de riscos.

Para participar, é necessário preencher o formulário disponível aqui. "Após preencher o formulário, as equipes da Defesa Civil irão entrar em contato com o voluntário para agendar os cursos necessários para que ele esteja apto em desenvolver as atividades e, após isso, em situações de desastre, os voluntários poderão contribuir por meio dos núcleos", explicou o coronel Wagner Borges, coordenador da Defesa Civil de Cariacica.

Núcleos

Os Nupdecs são formados por pessoas da própria comunidade que, por meio de ações voluntárias, se organizam na busca da qualidade de vida dos cidadãos. Entre as ações dos núcleos estão o monitoramento das áreas risco da comunidade de origem, a sinalização e evacuação de áreas afetadas, acionamento do poder público em situações de emergência, atuação em campanhas educativas e preventivas, participação em treinamentos e simulados e em atividades cívicas.

O trabalho é voluntário e de extrema importância para o sucesso das atividades desenvolvidas pela Defesa Civil Municipal. O munícipe, que é voluntário, além de estar exercendo a cidadania, está contribuindo para que os problemas existentes em sua comunidade sejam resolvidos.

Clique aqui e preencha o formulário