Segurança: futuros guardas municipais de Cariacica realizam aula inaugural nesta sexta (25)

Na manhã desta sexta-feira (25) foi dado um importante passo para a melhoria da Segurança em Cariacica, com a realização da aula inaugural do Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física da equipe da Guarda Municipal de Cariacica (GMC). Após a formação, os 50 guardas municipais estarão aptos a atuar nas ruas da cidade.

A aula inaugural aconteceu no campus de Itacibá do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Estavam presentes na cerimônia o prefeito Euclério Sampaio, o secretário de Defesa Social, Cláudio Victor, o subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, cabo Fonseca, o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e representante do governo do Estado, Guilherme Pacífico, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e o secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Ruginski.

O prefeito, Euclério Sampaio, que também é policial civil, deu as boas-vindas aos alunos. “Com 15 anos comecei na carreira de segurança e nunca faltei um dia de aula. Quem gosta do que faz trabalha com o coração. E eu desejo boa sorte para essa turma maravilhosa. Olhem com carinho para o cidadão e os respeitem sempre. Nossa cidade vai crescer, temos potencial para isso”, afirmou.

“Espero que todos vocês trabalhem com vontade, pois o município necessita de uma guarda municipal. Vocês são muito importantes para a segurança. Aproveitem ao máximo essa oportunidade. Vamos trabalhar para reduzir os índices de criminalidade no município”, disse Cláudio Victor, secretário de Defesa Social de Cariacica.

“Precisamos tornar a nossa região metropolitana, sobretudo Cariacica, cada vez mais segura para os habitantes. Vocês estão apostando em uma carreira de excelência na área da segurança publica”, disse aos alunos o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico.

Formação

A formação dos alunos será orientada pela Guarda Municipal de Vitória, que possui 17 anos de atuação na capital do Estado e já formou outras guardas da Região Metropolitana.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reafirmou o compromisso em auxiliar a Guarda Municipal de Cariacica. "Precisamos de uma Cariacica mais segura. Conte com a nossa colaboração. A Guarda de Vitória vai formar grandes profissionais aqui. Em breve, todos os agentes estarão nas ruas fazendo ações conjuntas entre os municípios", ressaltou.

Após a cerimônia de abertura, os alunos assistiram palestra ministradas pelos guardas municipais de Vitória e pelo subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico.

O curso de formação da Guarda Municipal de Cariacica tem previsão de término em novembro e, em dezembro, os agentes poderão estar aptos para trabalhar nas ruas.

Expectativa e sonhos

A futura guarda municipal Milena da Silva Lessa afirmou que a ansiedade para realizar o curso é grande. “Espero que o curso seja ótimo. É um sonho realizado poder chegar até aqui e estar entre os primeiros 50 colocados. Isso é muito gratificante.”

“A expectativa é muito grande. Pretendo trabalhar com excelência e prestar um bom serviço para a população”, disse o aluno Adriel Ribeiro Freire.

O subsecretário de Guarda Municipal, cabo Fonseca, conta com a equipe de formação da Guarda Municipal para mais segurança no município. “Cariacica passará a ser uma cidade mais segura com os futuros guardas municipais. A sociedade precisa de vocês”, disse Fonseca.

Aulas

Os futuros guardas municipais terão aulas de Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras e debates, além de aulas práticas.