Guarda Municipal de Cariacica: aula inaugural será na sexta-feira (25)

O secretário municipal de Defesa Social, Claudio Victor, esteve reunido nesta sexta-feira (18) com o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Rugisnki, para assinar o convênio da primeira aula do Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física da Guarda Municipal de Cariacica (GMC). A aula inaugural acontece na próxima sexta (25), às 8h, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica, localizado na Rodovia José Sette, em Itacibá. Cada aluno poderá levar um convidado para assistir o primeiro dia de aula.

O curso tem previsão de término em novembro e, em dezembro, os agentes poderão estar aptos para trabalhar nas ruas. “Agradecemos a parceria firmada com a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória, que por meio da Escola da Guarda Municipal fará a formação dos nossos agentes. Estamos convictos de que o conhecimento e a experiência dos profissionais da segurança pública do município de Vitória contribuirão para que os futuros agentes da Guarda de Cariacica realizem um trabalho de excelência, auxiliando as demais forças de segurança na redução dos índices criminais”, declarou o secretário Cláudio Victor.

Aulas

As aulas serão de segunda a sexta, das 8h às 17h, com intervalo de 1h para almoço. Aos sábados, as aulas começam às 8h e vão até o meio-dia. Caso seja necessário ter aulas no domingo, também será de 8h às 12h, e os alunos serão avisados com antecedência.

Serão, ao todo, 60 minutos de aula, com intervalo de 15 minutos a cada duas aulas e intervalo de uma hora para almoço. O aluno precisará chegar à sala de aula com 15 minutos de antecedência. O candidato que não comparecer será eliminado do concurso.

O curso de formação será dividido em três módulos, e poderá ser realizado em tempo integral, em dois turnos diários, podendo incluir sábados, domingos e feriados e, ainda, horários noturnos por meio de jornadas diárias de até nove horas, podendo ser superior em até uma hora nos dias de avaliação, conforme calendário de aulas a ser divulgado pela Gerência de Formação.

Entre as disciplinas ministradas estão Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras e debates.

As disciplinas práticas que exijam ambiente específico para o seu desenvolvimento serão ministradas em local alternativo, informado previamente pela coordenação do curso.

Clique aqui e saiba mais sobre a aula inaugural do Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física da Guarda Municipal de Cariacica.