Alterações da Lei João Bananeira vão beneficiar artistas cariaciquenses

A Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult) realizou, nesta quinta-feira (17), o evento simbólico de assinatura da Lei João Bananeira, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

As alterações na Lei foram encaminhadas para votação na Câmara de Vereadores. Dentre as mudanças, estão a exclusividade do benefício apenas para artistas do município de Cariacica. Os membros da comissão selecionarão os contemplados também deverão ser moradores de Cariacica e os pareceristas serão remunerados.

A cerimônia de assinatura aconteceu com a presença do prefeito Euclério Sampaio, da secretária de Cultura Nina Santos e demais secretários da Prefeitura de Cariacica, vereadores, munícipes e convidados da classe artística. O prefeito Euclério Sampaio enfatizou o papel fundamental da cultura e dos investimentos destinados a ela.

“Cariacica tem uma das culturas mais lindas do nosso Estado. Estamos tentando resgatar a tradição da nossa cidade. A Lei João Bananeira é de fundamental importância, vem para resgatar as nossas tradições, a nossa cultura. Temos que dar valor ao que é da nossa terra, nós temos que priorizar essa alteração na Lei que valoriza nossos valores, ainda mais quando temos tudo de melhor para oferecer”, disse o prefeito em seu discurso.

A secretária de Cultura Nina Santos destacou a importância de uma lei de incentivo à cultura em tempos de pandemia.

“Estamos vivendo um momento ímpar em nossa cultura, um marco. O edital da Lei João Bananeira, além de ter o viés cultural, tem o papel social nesse momento de pandemia. Por esse motivo se faz muito importante esse edital para a nossa cultura e para os nossos artistas”, enfatizou Nina Santos.

Artistas

Por se tratar da assinatura de uma lei de incentivo à cultura cariaciquense, artistas do município não poderiam ficar de fora do evento, que contou com a apresentação musical da Banda Moxuara, exibição do “Documentário da Cidade”, artistas do Circo Criart e apresentação de balé. E os artistas festejaram a mudança na Lei João Bananeira e comemoraram que seus trabalhos serão ainda mais valorizados e reconhecidos dentro do município.

“A Lei João Bananeira para nós é um incentivo, sem ela fica difícil a gente levar nosso trabalho para as periferias, para os bairros. Ela dá condições a nós artistas mostrarmos o nosso trabalho para aquelas pessoas que não tem condições pagar por um espetáculo caro”, pontua Lucivaldo Siqueira, ou melhor, o Palhaço Mandioquinha.

“Essa lei é importante por possibilita o artista se manter ativo e levar alegria às comunidades”, disse a bailarina Milena Siqueira, do Circo Criart.

Lei João Bananeira

A Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura “João Bananeira”, Lei nº 5.477/2015, faz o repasse direto do benefício aos artistas e produtores culturais residentes na cidade. Cariacica foi o terceiro município do Estado a criar uma lei de incentivo à cultura, a qual recebeu o nome de João Bananeira em homenagem ao tradicional personagem do congo cariaciquense, na região de Roda D'Água.

Ela beneficia iniciativas nas áreas de artes musicais, artes cênicas (dança, teatro, circo, ópera e afins), audiovisuais (cinema, vídeo e afins), artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda, paisagismo, decoração, charges, quadrinhos e afins), patrimônio material e imaterial, artes literárias, artes plásticas, cultura popular (carnaval, folclore, capoeira e artesanato e afins), e arte contemporânea (novas mídias, performance, instalação, manipulação digital e afins).