Prefeito assina carta de compromisso de erradicação do trabalho infantil

O prefeito Euclério Sampaio assinou nesta terça-feira (8) uma carta de compromisso em parceria com o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Esse foi a primeira das mobilizações pelo 12 de Junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No documento, o prefeito se compromete a promover uma série de ações e atividades para combater a questão, em conjunto com os municípios da Região Metropolitana.

“Essa data é muito importante, e o município está trabalhando arduamente para garantir recursos para implementação de políticas públicas e de proteção social para as crianças e para os adolescentes”, disse o prefeito, durante a leitura e assinatura da carta.

Mobilização

Na sexta-feira (11) vai acontecer uma mobilização, das 9h ao meio-dia, na praça de Campo Grande, com o objetivo de conscientizar a população em torno da importância da erradicação do trabalho infantil. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social vão disponibilizar panfletos, exposição dos serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos, com exposição de cartazes e painéis sobre o assunto, além de uma oficina de música.

“O município está abraçando esta causa. Durante a pandemia, houve um crescimento de vulnerabilidade das crianças. É preciso levar a influência positiva, por meio de ações como a que vamos fazer, para que população conheça o problema e também saiba como combater e denunciar os casos de exploração do trabalho infantil”, ressaltou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.

Organização das Nações Unidas

A Assembleia Geral da ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Na Resolução adotada em julho de 2019, foi destacada a importância das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a idade mínima para o trabalho e sobre as piores formas de trabalho infantil, reafirmado o compromisso de os Estados Membros adotarem medidas imediatas e eficazes para proibir e eliminar as piores formas de trabalho infantil e erradicar todas as formas de exploração do trabalho infantil até 2025, conforme previsto na meta 8.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.