Prefeito Euclério Sampaio toma posse como presidente da Junta Militar de Cariacica

Aconteceu nesta sexta-feira (28) a cerimônia de posse do prefeito Euclério Sampaio como presidente da Junta de Serviço Militar de Cariacica. No juramento à bandeira, o prefeito comprometeu-se a contribuir com o exercício da cidadania e o engrandecimento da pátria.

“Prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que o nosso município contribua para o engrandecimento da pátria”, comprometeu-se o prefeito Euclério Sampaio.

Também participaram o secretário de Governo de Cariacica, Messias Donato, e o secretário da Junta Militar, Roberto Pereira. O evento contou com a presença de autoridades militares do Exército Brasileiro, como o tenente Evaldo de Almeida, que é o delegado do Serviço Militar, acompanhado do cabo Wadson. Na oportunidade, foram assinados os termos de posse de presidente e de secretário da Junta.

A posse do prefeito como presidente da Junta Militar é uma formalidade que compete ao cargo. “Essa função é de grande importância para fortalecimento das instituições nacionais na missão de proteger a pátria”, acrescentou o secretário Donato.

Junta Militar

Cariacica é um dos 53 municípios do Estado que possuem uma Junta Militar, que é subordinada à Secretaria de Governo municipal, mas também ligada ao Exército Brasileiro. Antes da pandemia, o serviço fazia 2 mil atendimentos por mês. Atualmente, são cerca de mil atendimentos on-line e presenciais.

“Nossa Junta funciona no Fácil Fácil, que reúne vários serviços. Também funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 13h. Esse horário ampliado facilita a vida do cidadão de Cariacica de outros municípios que também procuram atendimento conosco para conseguir sua documentação”, detalha Roberto Pereira, secretário da Junta.

Cabe à Secretaria da Junta Militar, dentre outras atividades, administrar, coordenar, controlar e na pessoa do secretário, prestar assessoramento direto ao prefeito quanto à situação militar dos cidadãos do município, no que diz respeito à sua regularidade com as Forças Armadas (Exército Brasileiro), promovendo o alistamento militar, juramento à Bandeira, emissão de 1ª e 2ª vias dos certificados de dispensa de incorporação, averbações de processos de arrimo de família, notoriamente incapaz, adiamento de incorporação, transferência entre forças armadas, serviço alternativo, recusa de prestação de serviço militar” e atestado de desobrigado, retificação de dados e outros.

A Junta de Serviço Militar de Cariacica está instalada no Faça Fácil Cariacica, localizado em frente ao Terminal de Campo Grande. O telefone de contato é o 3636-0083 e o e-mail é juntamilitar@facafacil.es.gov.br.