Prefeitura de Cariacica faz recadastramento de imóveis

Por Semcom, postado em 27/05/2021
Fotos Arquivo

A Prefeitura de Cariacica realizou recadastramento imobiliário no município e identificou e cadastrou 45 mil novas unidades em relação ao último levantamento, que havia sido feito em 2009. No total, foram recadastradas 220 mil unidades, o que possibilitou o aumento da arrecadação tributária municipal e a confiabilidade do cadastro imobiliário municipal.

Em linhas gerais, esse recadastramento imobiliário consistiu na coleta de informações básicas de determinado imóvel ou área não edificada, incluindo as características dos terrenos, das edificações, da área ocupada, o tipo e o padrão da construção e outras que estejam relacionadas à base físico-territorial.

“Manter o cadastro imobiliário atualizado faz com que recaia sobre o imóvel o justo valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e em contrapartida possibilita que o município aumente sua receita própria e devolva o valor arrecadado em forma de obras e serviços aos munícipes. O recadastramento imobiliário é de extrema importância para o desenvolvimento e o planejamento da cidade”, explicou a subsecretária de Finanças, Shymenne Benevicto de Castro.

Como a base de cálculo do IPTU é o valor venal do bem alcançado pela tributação, o recadastramento permitiu que o imposto lançado neste ano de 2021 correspondessea à realidade do imóvel.

“Ao longo dos anos, muitos contribuintes reformaram, alteraram as características ou aumentaram a área construída dos seus imóveis, mas não cumpriram sua obrigação de informar à autoridade as ditas modificações. Agora, o valor do IPTU foi alterado de acordo com a realidade dessas edificações”, acrescentou a subsecretária.