Equipe da Defesa Civil de Cariacica participa de capacitação

Durante esta quarta-feira (26) e quinta (27) os servidores do Conselho Municipal de Defesa Civil de Cariacica (Compdec) participarão do curso de Decretação de Situação de Emergência e Preenchimento de Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

O objetivo do curso é tornar os técnicos da Defesa Civil de Cariacica aptos a operar o sistema da maneira completa e precisa, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução, dando mais agilidade para atender uma ocorrência ou um sinistro que aconteceu na cidade.

A capacitação está sendo desenvolvida em cooperação entre a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O FIDE é um documento que tem como objetivos o reconhecimento das situações de anormalidades referentes aos desastres naturais. O DMATE é um formulário que tem como objetivo identificar e caracterizar o cenário do desastre no município, e o S2ID integra diversos itens da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações.