Táxi de Cariacica: confira as regras que os motoristas e veículos têm que seguir

A segurança do serviço de táxi é uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Defesa Social. Atualmente, existem 534 permissões ativas para o uso do serviço no município, que devem obedecer a uma série de regras para poder circular.  Quem não se enquadrar pode ser punido.

Os usuários do serviço também podem colaborar. O coordenador de fiscalização do transporte de passageiro individual de Cariacica, Jean Carlos Ramos Duarte, afirma que os passageiros têm como tomar algumas precauções para evitar problemas e para fazer uma corrida em segurança. O usuário deve observar os seguintes itens:

• O veículo deve estar plotado (adesivado) com símbolo “Táxi de Cariacica”. Na plotagem deve conter o número da permissão, que é o cadastro do motorista na prefeitura, e a identificação do ponto de estacionamento

• O motorista deve estar vestido dentro dos padrões exigidos.  O uniforme inclui uma camisa social ou gola polo com o símbolo “táxi de Cariacica” no bolso, além de calça jeans ou preta.

• O motorista também deve portar o cartão condutor, que contém a identificação do veículo e do taxista

• O passageiro deve exigir que o motorista ligue o taxímetro, que é de uso obrigatório

• O usuário deve rejeitar a corrida se o veículo ou o motorista estiverem fora dos padrões e fazer uma denúncia da irregularidade na Ouvidoria do município pelo telefone 162, informando o número da permissão, identificada no carro como TT.

Na opinião dos taxistas, essas exigências oferecem muitas vantagens tanto para os passageiros quanto para os próprios motoristas.

Taxista há seis anos, Oseias Pereira dos Reis, 34 anos, diz que essas regras reduzem a chance da circulação do transporte irregular. “A partir do momento que a prefeitura age com mais exigências, os motoristas irregulares vão ficar inibidos de circular. Não vai ter concorrência desleal com quem anda na linha”.

“As regras são benéficas tanto para os taxistas quando para os passageiros. Nós, motoristas, temos que fazer nossa parte, atendendo bem, com segurança e carinho, e fazendo com que o cliente fique satisfeito”, destaca Douglas Carneiro Freire, 47 anos, motorista de táxi há 17 anos.

Se a fiscalização encontrar algum taxista - permissionário ou defensor - trabalhando de forma irregular, ele pode sofrer processo administrativo, podendo até perder a permissão de explorar o serviço de táxi, de acordo com a Lei Complementar 077/2018.