Córregos Campo Grande e Maria Preta passam por limpeza manual

Os córregos Campo Grande e Maria Preta estão passando por uma verdadeira faxina. Esses canais, que passam pelos bairros Campo Grande e São Geraldo 1 e 2, estão sendo limpos manualmente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv).

Essa limpeza, segundo os moradores, nunca foi feita. O secretário municipal de Serviços, Marcos Aranda, explicou que o serviço é demorado e trabalhoso porque esses canais são extensos e com acesso difícil.

"O trecho onde está sendo feita a limpeza manual tem mais de um quilômetro e a conclusão deve demorar mais algumas semanas. Esse trabalho faz parte de um planejamento feito pelo prefeito Euclério Sampaio que inclui fazer a limpeza de todos os canais do município", explica Aranda.

Córrego Campo Grande antes da limpeza

Os canais que passam pelos bairros Castelo Branco, Jardim de Alah, Santo Antônio e Novo Brasil também estão recendo o serviço de limpeza, só que de forma mecanizada, com retroescavadeiras e escavadeiras.

Canais

A Semserv já identificou em Cariacica 69 canais cortando o município. Dentre eles, 70% já foram limpos. Segundo Marcos Aranda, o principal objetivo da limpeza é liberar espaço para o escoamento das águas na época de chuva para evitar alagamentos.

Mas as equipes da secretaria têm encontrado muitos obstáculos para a realização dos serviços. São pedaços de paredes, vigas de concreto, sofá, entulho, saco de entulho, entre outras coisas, lançados  dentro desses córregos. “Precisamos da colaboração da população para não jogar nada nesses canais”, diz o secretário.

Aranda salienta que a prefeitura dispõe de serviços para evitar que os moradores descartem entulho ou móveis em locais inadequados. A remoção pode ser solicitada pelo telefone 162, em caso de pessoa física. O descarte de lixo também não pode ser feito no meio da rua. Já as pessoas jurídicas que precisem descartar entulho devem contratar o serviço de empresas especializadas em recolher esse tipo de material e dar uma destinação adequada.