Kits de produtos da agricultura melhoram a alimentação dos alunos das escolas de Cariacica

Os alunos das escolas municipais de Cariacica já estão com a refeições mais reforçadas. As famílias dos estudantes de algumas das unidades de ensino já começaram a buscar os kits de produtos da agricultura familiar distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme).

A entrega  vai contemplar os 47 mil alunos das 113 escolas do município, que vão receber itens como banana-prata, aipim, inhame, biscoito caseiro, cenoura e até iogurte. Cada cesta vai com produtos diferentes, ou seja, nenhuma é igual à outra. Vai depender do dia da distribuição e da região onde serão distribuídos.  Nesta quarta-feira (05), as famílias das  escolas das regiões 10, 9, 8 e 7 serão contempladas.

Mãe de Davi Lucas, de cinco anos, aluno do Cmei Emiliana Giles Bragança, a babá Daniela Batista, 27 anos, comemorou o recebimento da cesta. “Esse kit vai ajudar muito na minha casa para melhor a alimentação do meu filho”, disse. O kit que ela recebeu contém banana, mandioca, iogurte, biscoito caseiro e até um doce. Tudo vindo direto de propriedades rurais de Cariacica.

O município investiu cerca de R$ 1,2 milhão na compra desses produtos e, segundo o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, as cestas verdes foram compradas diretamente de trabalhadores da Cooperativa dos Agricultores de Cariacica.

Essas cestas vão complementar o cardápio das famílias de estudantes da rede municipal, que já recebem os kits alimentação com produtos não perecíveis. A entrega desses alimentos começou em 14 de abril e deve ser concluída nesta semana.

Já a entrega das cestas verdes deve demorar um pouco mais. As famílias dos estudantes serão chamadas pelas direções das escolas e devem retirar os vegetais no mesmo dia, por se tratar de produtos perecíveis.

“Se estivessem na escola, receberiam merenda com todos os componentes nutricionais equilibrados. Mas como não estão podem receber pelo menos esse reforço”, ressalta o secretário de Educação.