Emoção na vacinação de pessoas com Síndrome de Down

Cariacica saiu na frente neste sábado (1°) vacinando pessoas com comorbidades contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém o agendamento aberto para este público no site vacina.cariacica.es.gov.br.

Um dos grupos atendidos nesta primeira etapa é formado por pessoas com Síndrome de Down que tenham mais de 18 anos. Para muitas famílias, a vacina significa a imunização contra o coronavírus, mas vai além. Traz uma ponta de esperança de que a volta das atividades normais pode estar mais próxima.

Emoção

A vacinação de sábado foi pura emoção para um grupo de usuários da associação Cariacica Down, que atende pessoas com a síndrome. Umas delas era a Zariza dos Santos gonçalves, 29 anos. Na hora de receber a agulhada com o imunizante, ela fez uma cara de quem estava com medo, mas a mãe dela garantiu que a filha estava só a felicidade. Maria Lourdes Alves, 65 anos,  mãe da Zariza, já recebeu a vacina, mas está muito agradecida pelo fato de a filha ter tomado a primeira dose.

“Era minha maior vontade. Estamos maravilhadas. Nós fizemos o isolamento certinho, porque ela, como as outras pessoas com Síndrome de Down, tem imunidade baixa. Quase não saímos de casa. Um passo a gente já deu, que foi a primeira dose. Agora, é pedir a Deus que a vacina venha pra todo mundo”, acrescenta Lourdes.

A mãe conta que este período de pandemia foi difícil para manter a filha isolada, sem suas atividades do dia  a dia, porque ela é bem carinhosa, gosta de beijo, de abraço de dançar músicas da banda Calypso. “Nossa sorte é que temos um quintal grande, com cachorro, e ela não precisou ficar presa dentro de casa."

Na opinião da Paula Schaydegger, presidente da associação Cariacica Down, que reúne famílias de pessoas com a síndrome, a vacinação para este público vai ajudar muito a continuidade do tratamento deles, já que eles vão ficar mais seguros para prosseguir com as terapias. Ela lembra que, mesmo imunizados, não podem descuidar com a prevenção. A associação Cariacica Down tem 72 usuários, sendo que 15 deles têm mais de 18 anos e puderam ser imunizados. “O atendimento a eles não pode parar, porque precisam de constante estímulo e convívio”, destacou Paula.

Na associação, os usuários recebem atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Também têm aulas de hidroterapia, arterapia, musicoterapia, dança e judô.

Vacinação de pessoas com comorbidades

O primeiro grupo a ser vacinado são pessoas com idades entre 18 e 59 anos de idade que apresentem as seguintes comorbidades:

• Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental).

• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise).

• Pessoas com fibrose cística.

• Gestantes e puérperas com comorbidades.

• Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40).

Além deste grupo, pessoas com idade entre 55 e 59 anos que apresentem deficiência permanente cadastradas no Benefício de Proteção Continuada (BPC).

As pessoas que se enquadram neste grupo precisam apresentar, no ato da vacinação, um dos seguintes documentos atestando a comorbidade: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento. Estes documentos precisam ser datados nos últimos três anos.  Se a condição de deficiência for visível, a pessoa não será impedida de se vacinar.