Mutirão em São Geraldo: limpeza de córregos, varrição de ruas, recolhimento de móveis e operação tapa-buracos no bairro

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) fez um grande mutirão de limpeza em São Geraldo, que envolveu o trabalho de varrição e capina próximo à linha de trem que passa na região, operação tapa-buracos pelas ruas do bairro, caminhão Papa-Móveis, além da retirada de areia do córrego Maria Preta, que corta o local.

Para as operações as equipes da Semserv realizaram limpeza com pás, enxadas, vassouras e roçadeiras, além de uma escavadeira hidráulica, que auxiliou no recolhimento do material. No córrego, a equipe da Semserv utilizou uma caçamba, pás e carrinhos de mão para retirar sedimentos do fundo do canal. Por ser um trecho estreito, a limpeza precisou ser feita de forma manual.

Com o objetivo de dar maior escoamento para as águas das chuvas, a secretaria também utilizou um carro sugador para realizar o desafogamento das redes de drenagem das ruas.

Além disso, a Semserv realizou a operação tapa-buracos com o auxílio de rastelos e rolo compressor para espalhar e compactar o asfalto nas aberturas das ruas. A secretaria também esteve em São Geraldo com o caminhão Papa-Móveis.

O serviço Papa-Móvel é um atendimento da secretaria voltado para quem precisa desapegar de um móvel ou eletrodoméstico que esteja usado ou danificado. O serviço pode ser acionado pelo morador por meio do telefone 3354-5847 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pela Ouvidoria Municipal (162), de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Melhorias

Outros bairros já receberam a atenção especial da Semserv. Foi feita a substituição das manilhas na Rua 15 de Novembro, em Porto de Santana. O material, de concreto, passou a ter um metro de diâmetro, substituindo o anterior, de 400 milímetros. A rua também recebeu recapeamento asfáltico e meio-fio.

Em Nova Rosa da Penha foi realizada a limpeza do curso d'água que passa pelas ruas 28 e 65. Outros córregos também receberam atividades da secretaria, bem como os canais dos bairros Porto de Cariacica, Santo André, São Francisco e Vila Prudêncio.

A Semserv já recolheu 77 mil toneladas de resíduos em operações de limpeza de ruas, avenidas, córregos e redes de drenagem, com destaque para a limpeza de mais de 64% dos canais da cidade.

Os trabalhadores da Semserv que atuam nas ruas em diversas atividades trabalham de máscara, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus. Além disso, os colaboradores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que são luvas, calças, chapéus e camisas de manga comprida para evitar exposição ao calor e possíveis lesões na pele.