Defesa Civil de Cariacica realiza capacitação de servidores

A Defesa Civil de Cariacica conclui nesta terça-feira (26) o Curso de Capacitação e Formação dos Agentes de Proteção. O curso teve dois dias de formação com o objetivo de fornecer a esses servidores noções básicas de riscos geológico e estrutural, para que eles possam identificar durante uma vistoria os indícios de risco que podem levar a algum tipo de desastre.

A capacitação tem o objetivo habilitar esses servidores para trabalhar em  ações de proteção, de prevenção e de reconstrução em períodos de anormalidade, como alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva. “A capacitação pretende estruturar a estruturação da Defesa Civil para que ela se torne referência no Estado do Espírito Santo”, explica o coronel Wagner Borges, subsecretário de Defesa Social de Cariacica, que teve a iniciativa do curso.

Para este curso foi montada uma grade com três módulos. O primeiro deles foi “Conhecendo a Defesa Civil e o papel do voluntariado”. O segundo foi “Noções básicas de risco geológico”, em que os servidores aprenderam o que é erosão, o que é área suscetível a uma movimentação de solo. O terceiro foi “Noções básicas de risco estrutural”, com aulas sobre a diferença do que é fissura e rachadura, ensinando o que pode levar a um colapso de uma edificação.

Os agentes atuam realizando vistorias de campo e fazendo o atendimento no plantão 199 e os atendimentos emergenciais. Com a mudança da gestão, novos servidores estão sendo inseridos na equipe, que precisou de um nivelamento.  Por isso, quem já atuava na Defesa Civil está fazendo reciclagem e os novos servidores fizeram o curso de capacitação, explica o coronel. “Nesse primeiro momento nós estamos fazendo o nivelamento do conhecimento em Defesa Civil com nossos colaboradores e objetivando uma melhor prestação de serviços ao munícipe”.

Jonathan Jantorno Rocha, coordenador da Defesa Civil de Cariacica, salientou que num segundo momento vai ser feita a capacitação de outros servidores da prefeitura, mesmo que não atuem na Defesa Civil. Este treinamento está previsto para maio e vai capacitar outros trabalhadores para atuarem em caso de acionamento do Plano de Contingência do Município de Cariacica. Esse plano tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para uma rápida intervenção na cidade em caso de desastres naturais, ocasionados pelas forças do vento e chuvas.