Cariacica inicia a entrega de 12 mil cartões do programa ES Solidário

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (26), a cerimônia de início da entrega dos cartões do programa ES Solidário, do governo do Estado. O encontro aconteceu na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

Presentes no evento o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, a secretária municipal de Assistência Social, Danyelle Lírio, o governador do Estado, Renato Casagrande, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Figueira Grillo, a vice-prefeita de Cariacica, Edna Furtado, a vice-governadora, Jacqueline Moraes, demais secretários, lideranças e autoridades.

O prefeito, Euclério Sampaio, afirmou que é necessário união entre município e Estado e disse que a atitude do programa ES Solidário foi assertiva. "A vida está sempre em primeiro lugar. A ajuda do governo do Estado é fundamental nesse momento tão difícil que passamos", destacou.

"É um dia muito importante para todos nós. Fico feliz em poder ajudar, junto com minha equipe, muitas famílias que estão desamparadas e sem renda. Que esse cartão traga muita felicidade no lar dessas pessoas que tanto necessitam de um auxílio financeiro nesse momento", apontou o governador Renato Casagrande.

Famílias

Famílias que estavam na cerimônia receberam os cartões. É o caso da desempregada Ana Paula Januário Gonçalves. "O cartão vai ser de garande ajuda, ainda mais nesses tempos difíceis, em que muita gente passa dificuldades", disse.

Ela conta que o cartão irá ajudar nas despesas com a casa e com o filho, de cinco anos. "Eu penso mais nele do que em mim. Se precisar que eu fique sem comer só pra ele ter alimento, eu fico. Ele é prioridade. Não consigo arrumar emprego por ser mãe solteira, e não consigo deixar meu filho com algúem. Mas graças a esse cartão, nossa condição vai melhorar", completou Ana Paula.

Pontos de entrega

Para facilitar que a população chegue aos locais de distribuição dos cartões, a Secretaria Municipal de Assistência Social escolheu pontos de entrega próximos aos terminais do Transcol. Serão quase 12 mil cartões distribuídos a moradores de Cariacica.

A secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, explicou porque a entrega será próxima aos terminais. “O recurso é do governo do Estado, mas o município tem a preocupação de gerir essa entrega, facilitando ao beneficiário o fácil acesso a esse cartão. Por isso, a entrega acontece nas proximidades de cada terminal”, destacou.

Na Emef Terfina Rocha Ferreira serão atendidos os usuários dos Cras de Porto Novo, Campo Verde e Itacibá. Na Emef Cerqueira Lima, acontece a distribuição dos cartões para os atendidos nos Cras de Sotelândia e Rio Marinho. No Faça Fácil, serão distribuídos os cartões para os usuários dos Cras de Padre Gabriel, Alto Mucuri e Nova Rosa da Penha. A entrega acontecerá de 9h às 16 horas.

O cartão

De acordo com o cronograma de entrega dos cartões, a distribuição será iniciada a partir desta segunda (26). Os municípios têm um prazo até o dia 27 de maio para finalizar a entrega. O cronograma foi definido pelo governo do Estado como reforço das medidas de segurança durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Assim, foi estabelecido que a entrega dos cartões será feita com base no mês de nascimento dos responsáveis legais do Cartão ES Solidário. Por exemplo: os responsáveis legais que têm direito ao cartão e nasceram no mês de janeiro, receberão o cartão no dia 26 de abril, primeiro dia da entrega. As pessoas que nasceram no mês de fevereiro, receberão o cartão no dia 27 de abril, e assim sucessivamente.

O cartão ES Solidário é um benefício de transferência de renda temporária feito para que as famílias mais pobres e que estão em maior dificuldade por causa da pandemia possam comprar alimentos, gás de cozinha ou qualquer item essencial para sua sobrevivência. O valor do auxílio será de R$ 600, dividido em três parcelas de R$ 200 a serem pagas a partir de abril de 2021. O auxílio terá a duração de três meses.

"A iniciativa de ajudar famílias com os cartões é muito significativa para as famílias que estão passando por esse momento delicado. Por isso, o programa ES Solidário foi criado para amenizar o sofrimento delas", contou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Figueira Grillo.