Prefeitura de Cariacica vai entregar 12 mil cartões do programa ES Solidário, do Governo do Estado

Cariacica começa a distribuir nesta segunda-feira (26) os cartões do programa ES Solidário, do Governo do Estado. Com a preocupação de tornar o acesso mais fácil, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) escolheu os locais de entrega que fossem próximos aos Terminais do Transcol. Serão quase 12 mil cartões distribuídos a moradores de Cariacica, de acordo com as agendas já previstas pelo Estado.

“O recurso é do Governo do Estado, mas o município tem a preocupação de facilitar a entrega desses recursos aos moradores. Por isso, a entrega acontece nas proximidades de cada terminal”, salienta Dayellle Lirio,  secretária municipal de Assistência Social.

Na Emef Terfina Rocha Ferreira serão atendidos os usuários dos Cras de Porto Novo, Campo Verde e Itacibá. Na Emef Cerqueira Lima, acontece a distribuição dos cartões para os atendidos nos Cras de Sotelândia e Rio Marinho. No Faça Fácil, serão distribuídos os cartões para os usuários dos Cras de Padre Gabriel, Alto Mucuri e Nova Rosa da Penha. A entrega acontecerá das 9h às 16 horas.

Entrega

A cerimônia que marca o começo da entrega dos cartões acontece nesta segunda-feira (26), às 8h30, com a presença do governador Renato Casagrande, e do prefeito Euclério Sampaio, no Cras de Nova Rosa da Penha II, que fica na Rua Oitenta e Sete.

De acordo com o cronograma de entrega dos cartões, a distribuição será iniciada a partir do dia 26 de abril. Os municípios têm um prazo até o dia 27 de maio para finalizar a entrega. O cronograma foi definido pelo Governo do Estado como reforço das medidas de segurança durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Assim, foi estabelecido que a entrega dos cartões será feita com base no mês de nascimento dos responsáveis legais do Cartão ES Solidário. Por exemplo: os responsáveis legais que têm direito ao cartão e nasceram no mês de janeiro, receberão o cartão no dia 26 de abril, primeiro dia da entrega. As pessoas que nasceram no mês de fevereiro, receberão o cartão no dia 27 de abril, e assim sucessivamente.

O cartão ES Solidário é um benefício de transferência de renda temporária feito para que as famílias mais pobres e que estão em maior dificuldade por causa da pandemia possam comprar alimentos, gás de cozinha ou qualquer item essencial para sua sobrevivência. O valor do auxílio será de R$ 600,00, dividido em três parcelas de R$ 200,00, a serem pagas a partir de abril de 2021. O auxílio terá a duração de três meses.