Bandas de Congo celebram o Carnaval de Roda D’Água de forma virtual

Os tradicionais festejos do Dia de Nossa Senhora da Penha em Roda D’Água, com a realização do Carnaval de Congo de Máscaras, neste ano novamente não poderão acontecer em decorrência da pandemia do coronavírus. Porém, a comemoração da padroeira do Espírito Santo não ficou sem a manifestação das bandas de congo de Cariacica.

Com realização da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), as bandas de congo Mestre Tagibe, São Benedito de Boa Vista e São Sebastião do Taquaraçu prestam suas homenagens virtuais em vídeos que podem ser conferidos no Facebook da Prefeitura Municipal de Cariacica.

“Mesmo com o momento atípico que estamos passando devido à pandemia não poderíamos deixar de valorizar esta tradição de Cariacica, um patrimônio histórico e cultural do nosso município. É um orgulho muito grande poder fazer esta homenagem, mesmo que de forma virtual, para que a tradição do Congo de Roda D’Água seja sempre fomentada”, disse a secretária municipal de Cultura, Nina Santos.

“Tradicionalmente os tambores e casacas de congo já estariam ecoando em Roda D’Água para celebrar Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Nós da Secretaria de Cultura parabenizamos a todos os congueiros e congueiras de Cariacica”, reforça o subsecretário de  Cultura, Marcelo David.

Tradição

A origem do Carnaval de Congo de Roda D’Água vem do século XIX. Na época, os moradores da zona rural celebravam Nossa Senhora da Penha na região mesmo por por não terem como ir até o Convento da Penha, na distante Vila Velha. Fruto do preconceito da época de um país que vivenciava a escravidão, os negros não podiam participar dos festejos. Assim, eles acabaram driblando essa proibição se disfarçando com máscaras e com folhas de bananeira.

Com o tempo, esses disfarces começaram a ser incorporados na festa e se tornaram uma grande brincadeira. Quem se fantasiava, não se deixava descobrir durante toda a celebração. Nasceu assim o João Bananeira, personagem símbolo do carnaval de Roda d'Água, e que cresceu de tal maneira que se tornou uma referência cultural de Cariacica.