Dandô: circuito de música nacional chega a Cariacica

Que tal curtir uma boa música no conforto de sua casa, nesta quinta-feira (8), a partir das 20h? Essa é a proposta do Circuito de Música Dércio Marques, o circuito Dandô. A mostra, que é de nível nacional, chega a Cariacica por meio da voz do cantor, compositor e violonista Edivan Freitas, que terá a companhia da cantautora paulistana e idealista do Dandô, Kátya Teixeira. A transmissão acontece no canal do YouTube do Dandô @circuidodandobr e conta com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), por meio de recursos da Lei Aldir Blanc.

O cantor Edivan Freitas é de Cariacica, mais precisamente, do bairro São Benedito, e possui dois álbuns: "Andante", de 2011, e "Dança da Fala", lançado em 2018. Kátya Teixeira é cantora, compositora, multi-instrumentista paulistana e pesquisadora de cultura popular. Possui seis álbuns e teve três indicados para o Prêmio da Música Brasileira, além de fazer turnê pela Europa e ser finalista no Prêmio Profissionais da Música - 2017 na categoria Artista - Raíz e Troféu Catavento 2012 e 2016 de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP.

"A ideia é divulgar o trabalho autoral. Por meio do Dandô, já que é um circuito de rodízio, ele pode apresentar sua música em outros estados do Brasil e até ir para o exterior", conta o produtor Luis Guilherme Silva, representante do circuito no Espírito Santo.

Por causa da pandemia, o Dandô deixou de ter apresentações presenciais nos centros culturais e passou a ser exibido de forma virtual. "Em breve, iremos voltar com as apresentações abertas ao público, nos teatros. Nesse momento difícil, precisamos nos reinventar, pois a boa música não para nunca, e quem irá assistir merece receber o melhor conteúdo", completa Silva.

O Dandô

O Circuito de Música Dércio Marques (Dandô) reúne músicos de lugares diferentes do Brasil, e que, de forma coletiva e colaborativa promove encontros, trocas e reflexões acerca da música. O projeto, que já foi premiado pelo "Prêmio Brasil Criativo" e "Prêmio Profissionais da Música", teve início em 2013, com shows em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais, e acontece em mais de 40 cidades brasileiras, e expandindo para países da América Latina e Europa.

O nome do projeto faz homenagem ao violeiro, cantor, intérprete e compositor mineiro Dércio Marques (1947-2012). O circuito, idealizado pela cantautora paulistana Kátya Teixeira, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Promove uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos.

Como funciona

Cada cidade tem um espaço cultural que é movimentado por um grupo de pessoas de
maneira colaborativa (Amigos do Dandô) com um coordenador local previamente
convidado pelo projeto Dandô, de acordo com os planos de expansão do circuito. Esse espaço ou grupo recebe o circuito (nesse momento a cada dois meses).

O artista é selecionado a partir de uma curadoria estabelecida pelo conselho gestor do
Dandô (formado por representantes dos circuitos regionais) e, para isso, o artista passa
por uma pré-seleção - necessariamente tem que estar envolvido na produção e recepção do circuito em sua cidade, tem que ter trabalho autoral e ou de raíz, ao menos um CD gravado, trabalho profissional reconhecido e um show solo ou no máximo em duo.

Saiba mais sobre o Dandô