"Trânsitos de Alma": lançamento de livro por meio da Lei João Bananeira conta 14 crônicas de viagem

Viajar, pelo menos fisicamente, por causa do momento de pandemia que estamos passando não podemos, Mas, nada nos impede de fazer a viagem por meio da literatura, dos relatos e imagens que contam muita história. Essa é a proposta do lançamento do livro "Trânsitos de Alma", da jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo. A obra apresenta 14 crônicas de viagem e será lançada nesta quarta-feira (24), de forma online, pelo Instagram @thelemact, a partir das 19h.  A publicação tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cariacica - João Bananeira.

É a primeira publicação da escritora. Os textos trazem relatos divertidos, saudosos, reflexivos, proporcionados por experiências que vão desde suas lembranças de momentos vividos em Cariacica, cidade onde mora desde que nasceu, passando por outros municípios capixabas, outros estados e países.

O lançamento presencial não será possível por causa do decreto 4838-R, do Governo do Estado, que proíbe eventos por causa da pandemia da Covid-19.Segundo a escritora, o objetivo do livro não é dar dicas de passeios turísticos. “Não se trata de sugerir lugares para ir, onde comer, se hospedar, o que fazer, etc. Trata-se de experiências, vivências, reflexões, que me foram proporcionadas em diversos momentos e em vários locais por onde passei”, diz a cronista Elaine Dal Gobbo.

O livro será publicado pela Editora Maré, com ilustrações e capa de Michelli Silva, revisão de Wesleni Ramos Pereira e prefácio da professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Andressa Zoi Nathanailidis.

Parte do dinheiro arrecadado com a venda será doado para o núcleo de Cariacica da Rede de Cursinhos Populares Afirmação, que prepara estudantes de origem popular para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de promover principalmente o acesso da juventude periférica na universidade.

Incentivo e acesso à leitura

Assim que a quarentena decretada pelo governador Renato Casagrande finalizar, a autora irá disponibilizar exemplares para serem distribuídos gratuitamente na Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande; e na Biblioteca Pública Municipal Vila do Progresso, em Nova Rosa da Penha. Também está previsto um lançamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, em Rio Marinho.

Ainda, como forma de incentivar a democratizar o acesso à leitura, todas escolas de ensino fundamental de Cariacica receberão exemplares para seu acervo, bem como a biblioteca comunitária de Cariacica Sede, as bibliotecas públicas do Espírito Santo, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo, a Academia Cariaciquense de Letras, a Academia Espírito Santense de Letras, a Academia Feminina Espírito Santense de Letras e o Instituto de Pesquisa e Documentação de Cariacica (Ipedoc).