Serviços e Assistência Social entregam eletrodomésticos para famílias carentes em Vila Prudêncio

O amor pode vir por meio de muitas formas. Dessa vez, ele veio em formato de solidariedade, apoio e necessidade, na hora certa para quem precisa, ainda mais nesses tempos tão difíceis de pandemia que estamos passando. Nesta quinta-feira (18), no Bairro Vila Prudêncio, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) entregou uma máquina de lavar de 10 kg e um fogão de seis bocas para duas famílias que foram atingidas pelas chuvas no município. Um gesto de alívio que tem gosto de recomeço.

As duas famílias solicitaram o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Bairro Porto Novo, duas semanas após a época das chuvas, e receberam os equipamentos novos, substituíndo os que foram perdidos devido às enchentes.

Claudeci Amorim Lucas, de 52 anos, que recebeu a máquina de lavar, está desempregado há quatro anos. Ele não estava em casa no momento da entrega. Quem recebeu o produto foi a esposa e a sogra. Para ele, foi uma surpresa. "Fiquei muito feliz. Minha esposa me contou por telefone. Cheguei em casa e me deparei com este presente, muito bem-vindo aqui, que vai facilitar muito a vida da gente. Se não for pela fé, não conseguimos ter forças. Agora, nós vamos recomeçar", conta ele, emocionado.

A secretária de Assistência Social, Danyelle Lyrio, reforça a importância da parceria com a Semserv para poder fazer o bem para as famílias carentes. "A parceria com a Semserv é fundamental, pois nos ajuda com o recolhimento dos móveis e transporte dos materiais. Essa ação minimiza o impacto sofrido por muitas famílias. É muito gratificante poder ajudar e fazer parte desse processo, pois conseguimos, por pequenos gestos, trazer esperança e dias melhores para os moradores", disse.

A entrega foi realizada por meio do caminhão Papa-Móveis, da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). O serviço pode ser acionado pelo morador por meio do telefone 3354-5847 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pela Ouvidoria Municipal (162), de segunda a sexta, das 8h às 19h.

"Se a pessoa não quer mais um móvel ou eletrodoméstico que tem em casa, nossos técnicos fazem a recolha do material a domicílio. Ele é trazido para o galpão da Semserv e será testado para conserto e reaproveito, para que outra pessoa, cadastrada na Semas possa usar. O item ainda pode fazer muitas famílias felizes", afirma o secretário de Serviços, Marcos Aranda.

Papa-Móveis

A Prefeitura disponibiliza para os cidadãos o serviço de Papa-Móveis. Trata-se de um atendimento da Semserv voltado para quem precisa desapegar de um móvel ou eletrodoméstico, que já esteja usado ou danificado.

Solicitado o serviço, uma equipe da secretaria irá até o domicílio para fazer o recolhimento de móveis usados e eletrodomésticos. Se o móvel não estiver mais em condições de uso, uma empresa contratada pela Prefeitura faz o descarte em aterro sanitário. Caso o móvel esteja em boas condições, é feita a doação para as pessoas que necessitam, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A Semserv possui um cadastro de pessoas que necessitam de móveis. Conforme chegam móveis em boas condições de uso, é feito o contato com a pessoa cadastrada, que fica responsável por fazer o transporte do móvel até a sua residência. Em 2021, foram recolhidas mais de 50 peças, entre colchões, geladeiras, sofás, mesas, cadeiras e máquinas de lavar.

Papa-Móveis

O que recolhe: todos os tipos de móveis e eletrodomésticos usados e/ou danificados. Não recolhe entulhos.

Como solicitar: por meio do telefone 3354-5847, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pela Ouvidoria Municipal (162), de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Solicitado o serviço, uma equipe da Semserv irá até o domicílio para fazer o recolhimento de móveis usados e eletrodomésticos. Se o móvel não estiver mais em condições de uso, uma empresa contratada pela Prefeitura faz o descarte em aterro sanitário.