Assistência firma parceria para ofertar atendimento odontopediátrico a crianças institucionalizadas

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse foi o motivo que levou o Instituto de Pesquisa e Pós-graduação em Odontologia do Espírito Santo – Essence a firmar uma parceria com a Prefeitura de Cariacica para ofertar atendimento odontopediátrico à crianças institucionalizadas. O acordo foi firmado nesta quinta-feira (04).


Hoje, 59 crianças estão abrigadas nos cinco abrigos existentes no município. Neste primeiro momento, serão atendidas 26 delas, com idades entre 6 meses a 11 anos.


O responsável por idealizar e articular todo o processo da parceria foi o colaborador da Secretaria Acadêmica  e Pedagógica, Denilson de Souza Cordeiro. Ele conta que já possui experiência no trabalho e atendimento a crianças em situação de medida protetiva acolhidas em acolhimentos institucionais.


“Após atendermos a demanda antes existente em Vila Velha, decidimos entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica para ofertarmos esse mesmo atendimento a crianças que se encontram acolhidas nos equipamentos do município. O intuito do Instituto é atender, se possível, toda a demanda da Região Metropolitana de Vitória”, garante.


De acordo com a equipe técnica do Instituto, o ideal é levar a criança ao dentista assim que começam a nascer os primeiros dentes de leite, por volta dos seis meses de idade. Nas primeiras consultas, o dentista avaliará a cavidade bucal do bebê e o desenvolvimento dos dentes e dos maxilares. A equipe salienta que manter visitas periódicas ao dentista ao longo da infância e de toda a vida adulta é muito importante para prevenir futuros problemas dentários.  


 “A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo, além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e respiração. A boca pode ser porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários, bem como, previne que doenças bucais possam levar ou agravar outras enfermidades, principalmente, doenças cardiovasculares e diabetes”, assinala a equipe.  


A secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, não esconde a felicidade em firmar mais uma parceria para beneficiar as crianças institucionalizadas.  


“É uma importante parceria, vai ajudar na formação de hábitos saudáveis que vão se prolongar até a vida adulta”.  


A previsão é que os primeiros atendimentos aconteçam no próximo dia 29.