“Cariacica: eu amo, eu cuido” retira toneladas de lixo das ruas

Manter a cidade cada vez mais limpa é uma das prioridades em Cariacica. Um município com grandes dimensões precisa manter em dia todas as atividades de limpeza, varrição, capina de ruas, praças, avenidas, canteiros, calçadas, espaços públicos, desobstrução de canais e córregos, entre outras funções. E é o que a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) faz diariamente por meio do programa “Cariacica: eu amo, eu cuido” que deu prosseguimento em fevereiro, por diversos bairros da cidade.


Segundo a secretaria, no mês de fevereiro foram limpos e desobstruídos nove córregos localizados nos bairros São Conrado (550 metros); Jardim Botânico (510 metros); Vista Mar (472 metros); Retiro Saudoso (419 metros); Piranema (150 metros); Boa Sorte (85 metros); Vila Capixaba (52 metros); Vila Rica (38,42 metros) e Jardim Campo Grande (30 metros).


No total foram limpos 3,5 km de canais e 3.800 toneladas de materiais descartados em Centro de Tratamento de Resíduos (CTR’s). Receberam manutenções de vias não pavimentadas utilizando o processo de fresagem, subproduto do asfalto, e agregado siderúrgico os bairros Alzira Ramos; Padre Gabriel; Vila Régis e Maracanã.


Limpeza de ruas


O programa “Cariacica: eu amo, eu cuido” recolheu um total de 1.600 toneladas de lixo e mais de 40 mil toneladas de entulho das vias públicas dos bairros Itanguá; Santa Bárbara; Maracanã; Oriente; Jardim América; Jardim Botânico; Vista Mar; Bubu; Bela Aurora; Vila Palestina; Vale dos Reis; ao longo da BR 262 e o entorno do Parque o Cravo e a Rosa.



A Semserv também realizou pintura de meio-fio nas ruas dos bairros e raspagem de lama, na época das chuvas. Para as atividades são utilizadas ferramentas manuais e mecânicas: vassouras, pás, enxadas, carrinhos de mão, lixeiras, tratores e roçadeiras.


Todos os integrantes da Semserv que atuam nas ruas trabalham de máscara, seguindo o protocolo de prevenção contra o novo coronavírus. Além disso, os funcionários utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que são luvas, calças, chapéus e camisas de manga comprida para evitar exposição ao calor e possíveis lesões na pele.


Tapa-buracos


O objetivo da operação é fazer o reparo das vias públicas, compactando com asfalto, buracos existentes, para proporcionar maior conforto para os motoristas que trafegam pelas ruas do município, evitando, assim, acidentes. De acordo com dados da Semserv, a Operação Tapa-Buracos distribuiu 20 toneladas de asfalto nas vias por dia, totalizando 380 toneladas de asfalto utilizadas em fevereiro.



Foram contemplados 39 bairros. São eles: Itapemirim; Santa Barbara; Vista Dourada; Prolar; Porto de Santana; Nova Brasília; Itacibá; Dom Bosco; Presidente Medici; Santo André; Porto Novo; Vila Capixaba; Rio Marinho; São Geraldo  ;Vila Palestina; Alto Dona Augusta; São João Batista; Campo Grande; Campo Novo; Padre Gabriel; Morrinhos; Porto Belo; São Francisco; Jardim Botânico; Jardim América; Alto Lage; Oriente; Castelo Branco; Tucum; Bela Aurora; Vista linda; Mucuri ; Santa Cecília; Vista Mar; São Conrado; Campina Grande; Morro Novo ; Rio Branco e Alto Boa Vista.


De acordo com o secretário de Serviços, Marcos Aranda, o programa "Cariacica: eu amo, eu cuido" recolheu mais de 5.400 toneladas de lixo, somente na semana do Carnaval. Ele faz um apelo para que os moradores colaborem com o trabalho da secretaria. “Fechamos o segundo mês de forma positiva. Trabalhamos de segunda a segunda, inclusive no Carnaval, para manter o município sempre limpo. Porém, nós dependemos da compreensão das pessoas. Para que elas não joguem lixo em lugar inapropriado, para evitar sujeiras, doenças e enchentes”, alerta.


A Semserv vai dar continuidade com o programa “Cariacica: eu amo, eu cuido” em março, com mais trabalhos de limpeza, varrição, capina e recolhimento de lixo em córregos e canais, para que os moradores do município possam ter conforto, humanização dos espaços, harmonia, convivência ideal e segurança.