Estação Cidadania-Esporte ganha pista de skate e quadra poliesportiva

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26), a pista de skate e a quadra poliesportiva na Estação Cidadania-Esporte, localizado no Parque O Cravo e a Rosa. A novidade irá atender aos moradores do entorno dos bairros Itacibá e Nova Brasília.

Participaram da solenidade de entrega das novas áreas de lazer, o prefeito Euclério Sampaio; a vice-prefeita Edna Furtado; o secretário de Esporte e Lazer Sergio Luiz Cogo; o subsecretário da pasta Claudio Márcio de Souza, além de outros secretários municipais, vereadores e lideranças do bairro.

Sérgio Cogo comentou sobre as duas novas opções para a prática de esportes na Estação Cidadania-Esporte. "Esporte e lazer são uma necessidade para o ser humano em qualquer idade. Esses novos espaços vão atender, moradores da região e de todo o município", frisa o secretário.

A pista de skate mede cerca de 160m² e fica localizada na parte externa do Complexo. E o espaço não estará reservado somente para profissionais. Serão oferecidas aulas para quem quiser aprender a andar de skate. Já a quadra poliesportiva, que mede 38x19 m, foi planejada para a prática de esportes como futsal e tênis.

Após a solenidade de inauguração, houve apresentação de skatistas para o público presente. O grafiteiro Miquéias Gonçalves Silva, emprestou seu talento decorando a pista com muitos desenhos coloridos. Ele pertence ao Centro Cultural Coletivo Aprender Cultura, de Flexal II, que foi beneficiado pela contrapartida da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura (Semcult).

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o investimento total foi de R$ 298.776,92. A obra foi realizada por meio de um convênio feito com o Ministério da Cidadania e com o saldo restante para a complementação do espaço esportivo.

Estação Cidadania-Esporte

A Estação Cidadania Esporte Cariacica (Ecec) é um local de incentivo à atividade física e ao lazer. Localizada no Parque o Cravo e a Rosa, o espaço oferece ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol, atletismo entre outros.

O local atende, em média, 1.200 pessoas por dia e conta com mais de 8.500 pessoas inscritas nos projetos, sendo 2.400 crianças. São oferecidas aulas de atletismo, judô, futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol e ginástica rítmica. Todas as atividades para adolescentes de até 14 anos. Para os jovens, há o projeto Desporto Comunitário, que atende pessoas de 15 a 23 anos. Além de atividades orientadas para idosos e exercícios para pessoas com deficiência física.

Atualmente, o ginásio poliesportivo da Ecec está fechado, devido à necessidade de distanciamento social para a prevenção da Covid-19. Porém, as atividades esportivas na área externa, ao lar livre, continuam funcionando.