Novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social são empossados

A manhã desta quinta-feira (25) foi de emoção na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde ocorreu a solenidade de posse da gestão 2021-2023 do Conselho Municipal de Assistência Social de Cariacica (Comasc). O Comasc é composto por 28 conselheiros, que representam o poder público e a sociedade civil.O evento contou com a presença do prefeito, Euclério Sampaio e a vice-prefeita, Edna Furtado.

Enquanto os representantes do poder público foram indicados diretamente, visto que as secretarias que compõe o Conselho já estão definidas por lei, os representados da sociedade civil foram escolhidos via processo eleitoral.

Os conselheiros de Assistência Social são agentes públicos com poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo como aprovação de planos, gastos com recursos públicos e fiscalização e acompanhamento das políticas públicas. Uma de suas principais atribuições é exercer o controle social da Política Pública de Assistência Social.

Para a presidente do Comasc, Schirley Dutra Penutt, que foi reeleita para o cargo, é imprescindível a reunião de pessoas do poder público e da sociedade civil.

“Ter representantes do governo e sociedade civil de forma paritária, tem por objetivo ter decisões imparciais, sendo observado as questões e opiniões do governo e também dos representantes da sociedade. É um trabalho em rede que agrega ao crescimento e melhoria da cidade”, opina.

Quanto ao que espera do trabalho dos novos conselheiros, ela é objetiva.

“Que todos entendam a importância do Comasc para o município e tenham comprometimento com a Política Nacional, Estadual e Municipal de Assistência Social. Que estejam aptos para analisar, fiscalizar e acompanhar a política no município. Com o comprometimento de todos, faremos uma gestão de qualidade para que as demandas do município sejam atendidas”.

A secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio, lembra a importância do trabalho em equipe para que a causa principal da Assistência Social seja atingida.

“O Conselho está em conjunto conosco para a formulação de políticas públicas e também no controle de todas as ações, em todos os níveis, dentro da Semas, então a gente espera estar sempre próximos e trabalhando em conjunto para atingir aquele que mais precisa”, assinala.

Missão

A coordenadora-geral dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Lívia Corrêa, fará parte do Conselho pela segunda vez, em 2020 ela ficou como suplente. Este ano ela será representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Espero que o trabalho seja próspero e engajado, pois como temos novos conselheiros, automaticamente, novas ideias e visões surgem. E isso é super contributivo. Nossos desafios já nos acompanham desde sempre, mas dentro do Comasc essas situações serão tratadas e trabalhadas com muita atenção e compromisso”.

Quem também está animada com o mandato é a assistente social, Gleydielle Calixto Carvalho, representante da entidade Obra Social Gabriel Delanne. Ela foi vice-presidente do Comasc na gestão anterior.

“É uma grande honra participar novamente do Conselho. Estou muito feliz em estar novamente com os demais conselheiros que são pessoas muito comprometidas, que eu já conheço de outras vivências”.

O Comasc

É o Comasc quem delibera e fiscaliza a execução da Política Municipal de Assistência Social e seu financiamento, verificando se está em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, além disso, acompanha, avalia e fiscaliza os programas, projetos e serviços de assistência social prestados à população do município por órgãos, entidades governamentais e não governamentais.