Projeto Apadrinhamento Afetivo vira modelo para Domingos Martins

A manhã desta quarta-feira (24) foi de troca de experiências entre equipes das Secretarias de Assistência Social de Cariacica e de Domingos Martins. Logo cedo, a equipe da cidade vizinha desceu a serra para conhecer o Projeto Apadrinhamento Afetivo desenvolvido por Cariacica.

A recepção ficou por conta da secretária de Assistência Social, Danyelle Lírio e demais servidores da secretaria, entre os quais, a Coordenadora do Programa Família Acolhedora e do Projeto Apadrinhamento Afetivo, Cristiana Furtado.

“A visita foi muito proveitosa. A equipe foi excelente no atendimento, ficamos muito felizes e nossas dúvidas foram esclarecidas. Gostamos muito do trabalho desenvolvido pelo município, o projeto em si é muito bonito e os profissionais mostraram um carinho e uma atenção especial a ele, fazendo assim a diferença na vida das crianças e adolescentes da cidade”, afirma a coordenadora do abrigo institucional de Domingos Martins, Elaine Moraes.

Em Cariacica, o Projeto Apadrinhamento Afetivo existe desde 2011 e possibilita que crianças e adolescentes, resguardados por medidas de proteção, em abrigos institucionais, desfrutem de convivência familiar e comunitária. O projeto tem como objetivo o cumprimento do artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesta modalidade de apadrinhamento o padrinho e/ ou madrinha afetivo visita regularmente o acolhido, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia.

As atividades do projeto não foram interrompidas em virtude do coronavírus, para garantir a segurança dos acolhidos estão sendo seguidas todas as orientações, portarias e notas técnicas do Ministério da Saúde, bem como os decretos municipais e estaduais.

“Considerando que Cariacica é referência estadual no Projeto de Apadrinhamento, a equipe de Domingos Martins, que está implantando a proposta, fez contato com o nosso município para conhecer o nosso serviço”, assinala Cristiana.

Critérios

Para se tornar um padrinho é preciso atender três critérios: ter 16 anos de diferença de idade entre o padrinho/madrinha e o afilhado, não ser postulante à adoção e, preferencialmente, ser morador de Cariacica.

Para participar é preciso preencher a ficha de cadastro, disponível no site da prefeitura, encaminhá-la para o e-mail acolhendoeapadrinhando@cariacica.es.gov.br , fazer contato com a Semas pelo telefone 3354-5562 e aguardar o contato da equipe. No momento, há cinco famílias apadrinhando, seis crianças apadrinhadas e 24 padrinhos já habilitados para apadrinhar. Todos os padrinhos passam por avaliação trimestral.