Assinada Ordem de Serviço para implantação de mais uma geomanta no bairro Itanguá

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), a assinatura da Ordem de Serviço para instalação de mais uma geomanta no bairro Itanguá. Trata-se de um composto de PVC que impede a passagem de água e, consequentemente, evita o deslizamento de barreiras em área de risco. Esta é a segunda a ser implantada na região e irá cobrir uma área de 1.000 m2. O investimento é de R$ 700.750,39.

O evento, na rua Claricio Alves Ribeiro, contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio; da vice-prefeita Edna Furtado; do secretário de Defesa Social Claudio Victor; do subsecretário de Defesa Social coronel Wagner Borges, além de secretários, vereadores e lideranças do bairro.

Os trabalhos tiveram início logo após a assinatura da Ordem de Serviço.

O secretário de Defesa Social Claudio Victor, destaca a importância da realização do serviço para a comunidade. "A aplicação de geomanta na rua Claricio Alves Ribeiro proporcionará segurança aos moradores, ao impedir o desprendimento de barreiras que poderiam causar danos irreparáveis para o patrimônio e a vida dos munícipes. Nosso objetivo é proteger vidas. Quem ama cuida, quem cuida protege", diz.

Uma parte do barrranco onde será aplicada a geomanta fica nos fundos da casa onde vive há mais de 30 anos, a família do aposentado Jones Barbosa, 63 anos e da dona de casa Maria da Penha Batista Barbosa, 57. Sempre que chove forte, o casal imagina que o pior pode acontecer.

"Quando a chuva está muito forte, a gente não dorme. Já fica na expectativa do barro todo descer. Em 2013, nossa casa por pouco não foi soterrada. Agora, com a geomanta, esse pesadelo na nossa vida vai acabar", comemora Maria da Penha.

Como funciona:
Incialmente, é feita a limpeza da área, roçando o matagal que cresceu ao longo da encosta. O passo seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento da área com argamassa. Nesta etapa,  material é aplicado por profissionais que utilizam técnicas de rapel. Por fim, toda a superfície é pintada de verde para melhorar a aparência.

O material que vai recobrir o terreno é resistente, impermeável e mais durável que uma lona. Além disso, possui proteção contra raios UVA e UVB. A geomanta impermeabiliza o solo, evitando possíveis deslizamentos da terra, ao manter contato com a água da chuva.