Ciganos serão cadastrados para ter acesso a documentos

Documentos de identificação são um direito de todos os brasileiros, mas nem todos conseguem ter acesso a um simples registro oficial, como a carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Prefeitura, por meio de uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Gerência de Igualdade Racial, fará o cadastramento dos povos ciganos do município para ajudá-los a tirar os documentos que todos os brasileiros têm acesso.

A ação começará na próxima sexta-feira (29), no acampamento cigano de Campo Verde. Além deste, em Cariacica também há acampamentos ciganos em Santo Antônio, Moxuara e Bubu. No total, 27 famílias serão atendidas. A previsão é que os documentos comecem a ser retirados já na primeira quinzena de fevereiro.

"Nesta sexta-feira, representantes da Semas e da Gerência de Igualdade Racial, além de assistentes sociais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), farão um cadastramento do povo cigano, anotando as demandas para podermos organizar quais documentos eles precisam ter. Vamos ajudar e a expectativa é que eles tenham acesso à documentação na primeira quinzena de fevereiro", explicou Sandro Cabral, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura de Cariacica.

Esse trabalho será muito importante, pois um dos caminhos para dar entrada no pedido de documentos pessoais é fazer cadastramento pela internet e o povo cigano não tem acesso à essa tecnologia. A equipe, acompanhada da secretária de Assistência Social, Danyelle de Souza Lírio, visitou os acampamentos ciganos e detectou a ausência de diversos documentos a que eles têm direito.

A ação está ligada ao Mapeamento Socioeconômico de Povos e Comunidades Tradicionais e de Matrizes Africanas, que inclui, além dos ciganos, os pomeranos, os pescadores e ribeirinhos, os indígenas, os quilombolas e as comunidades de terreiro. Cariacica é a cidade pioneira no Espírito Santo neste trabalho, que tem o objetivo de dar visibilidade e criar políticas públicas que os atendam.