Prefeitura cria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo

A Prefeitura de Cariacica ganhou mais uma secretaria. A Câmara Municipal aprovou no dia 12, o projeto proposto pelo prefeito Euclério Sampaio, que extingue o Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), criado em novembro de 2015. As atividades da autarquia foram transferidas para a nova pasta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Semdecit).

Com a criação da nova pasta, a administração municipal passa a contar com 15 secretarias. Compete à Semdecit planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais relativas ao desenvolvimento econômico, inovação e turismo sustentável do município. O atual presidente do Idesc, Armando Garcia Gouvêa, será o titular da secretaria criada.

“Trata-se de uma reorganização administrativa. Os serviços prestados serão os mesmos da autarquia que já existia, com destaque para criação da Gerência de Inovação, algo indispensável para o incremento de novos negócios no município”, explica a secretária interina de Gestão, Shymenne Benevicto de Castro.

Apesar da criação da nova secretaria e de novos cargos com a extinção do Idesc, vale destacar que essa mudança não gerou custos para o município.

A lei federal que concedeu ajuda financeira a estados e municípios proíbe a criação de cargos que gerem nova despesa até 2021.Mas, neste caso, não haverá aumento de gastos, graças à compensação feita com a extinção do Idesc e a criação da Semdecit.