Em primeiro dia de trabalho, prefeito Euclério Sampaio assina decretos e empossa secretários

Da infância simples, em Jardim América, à chefia do Executivo Municipal. Na manhã desta sexta-feira (01), o demista, Euclério de Azevedo Sampaio Junior, entrou para a história tomando posse como prefeito de Cariacica. Já no primeiro dia de trabalho assinou três decretos e empossou secretários.

Ao chegar ao Palácio Municipal, em Alto Lage, Euclério foi recepcionado pelo ex-prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho. Em seguida, recebeu, no gabinete, correligionários, tomou café da manhã, fez uma breve reunião com os vereadores eleitos, assinou decretos e deu posse aos novos secretários.

O decreto número 001 cria o comitê gestor municipal para simplificação, desburocratização, registro, abertura, legalização e funcionamento de empresas no município. Já o decreto número 002 institui o grupo de trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), enquanto o decreto número 003 institui o grupo de trabalho de revisão das regras de Posturas do município.

O que os cariaciquenses podem esperar da nova gestão? Trabalho e compromisso.

“O nosso povo pode esperar muito trabalho e muito compromisso com a cidade, para que Cariacica possa avançar cada vez mais e para que possamos oferecer, aos nossos cidadãos, serviços de qualidade nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura e educação. A campanha foi uma luta muito grande, mas este é um momento muito emocionante, porque estou realizando o sonho de ser prefeito da cidade em que eu nasci, cresci, estudei, casei e vivo”, declarou o prefeito.

Secretariado

Para a Educação, o escolhido foi José Roberto Martins Aguiar, que atuou na gestão do ex-prefeito Juninho; para a Saúde, Manoel Messias Donato (interino); Assistência Social, Danyelle de Souza Lírio; Obras, Werveton Santos Moraes; Serviços, Edson Esperidião; Gestão, Shymene Benevicto de Castro e Finanças, Carlos Renato Martins. Para a pasta de Controle e Transparência, Jorge Eduardo de Araújo Saadi; Esporte e Lazer, Sérgio Luiz Cogô; Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério (interina); Cultura, Nínive Alécia Coutinho Santos Antunes; Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), Armando Garcia Gouvea e para o Instituto de Previdência de Cariacica (IPC) foi nomeada Cristina Zardo Calvi.

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), ficará à cargo do delegado aposentado, Claudio Victor. Natural de Santa Teresa, região Serrana do Estado, Claudio Victor é formado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, chefiou a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi superintendente de Polícia Metropolitana, Superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais da Polícia Civil e diretor de segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Ele conta que aceitou prontamente ao convite para assumir ao cargo, cujo maior desafio, é a implantação da Guarda Municipal.

“Primeiro vamos fazer a análise do conjunto do que já temos, fortalecer o videomonitoramento, que é uma forma preventiva de atuar junto às policias, pois o objetivo principal é que o município não se mantenha sozinho na segurança, e sim, acompanhado de todos os segmentos que fazem parte da segurança pública, vamos fazer um grupo de inteligência reforçado e, com a Guarda já montada, vamos estruturar a secretaria com a Guarda Municipal, a exemplo do que já vemos nos outros municípios da Região Metropolitana”, assinala.

Já a pasta de Agricultura e Pesca, será comandada pelo economista e professor universitário, Nilson Teixeira, atual presidente do DEM.

“Inicialmente, vamos conhecer a estrutura da secretaria para, em seguida, desenvolvermos um trabalho inovador”, assegura.

Vice

Em momento algum, a menina humilde, do distrito de Ponte do Balanço, interior de Santa Leopoldina, imaginou que ocuparia um cargo eletivo. Mas, com uma vida pautada em garra e determinação, Edna Luzia Furtado, mais conhecida como enfermeira Edna, chega, nesta segunda-feira (01), à Prefeitura de Cariacica, ocupando o cargo de vice-prefeita, após já ter sido vereadora.

O gosto por cuidar das pessoas veio cedo, aos 16 anos, quando realizava trabalho missionário na comunidade em que vivia, já o gosto por política está no sangue, foi herdado do avô materno, que foi candidato a vereador.

“Vamos desburocratizar as coisas para que as pessoas tenham acesso à saúde, Cariacica vai avançar, já foi feita muita coisa até aqui, mas podemos fazer mais”, conclui.