Prefeito Euclério Sampaio toma posse

O prefeito Euclério de Azevedo Sampaio Junior, tomou posse, nesta sexta-feira (01º), às 8h, na Câmara de Vereadores, em Campo Grande. Logo após a assinatura do Termo de Compromisso de Posse, ele anunciou várias medidas para a cidade e ressaltou que irá realizar um choque de gestão, principalmente, nas pastas de Serviços e Saúde.


Durante seu discurso, o prefeito enfatizou a união como premissa para os seus quatro anos de governo. “Ninguém faz nada sozinho. O discurso de união começa hoje a se tornar realidade com o apoio dos vereadores e dos governos Estadual e Federal, além dos deputados estaduais”, destacou o prefeito. Euclério ainda agradeceu, em especial, o apoio do deputado Marcelo Santos, que estava presente na solenidade, do ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel, do ex-prefeito Juninho por ter viabilizado o trabalhado da equipe de transição.


A vice-prefeita, Edna Luzia Furtado, ao tomar posse também pregou a união de forças para a promoção de melhorias na cidade, principalmente, na área da saúde. “Precisamos ter um olhar diferenciado pela cidade e trabalharmos com humildade para realizar mudanças”, ressaltou Edna Luzia.


Na área da saúde, o prefeito anunciou a implantação de telemedicina, a criação de um sistema de marcação de consultas online, além do lançamento do programas como o "Nascer Saudável", para acompanhar gestantes e o "Meu Especialista".


Além disso, o prefeito Euclério também anunciou a contratação de 350 novos agentes de saúde. “Teremos um processo seletivo para contratação imediata de 350 novos agentes comunitários. Nós temos hoje 24 equipes de saúde da família e a intenção é já dobrar o número de equipes e chegarmos a ter 100 delas ao fim de 2021”, disse o prefeito.


Logo após a solenidade de posse, o prefeito seguiu até a Prefeitura de Cariacica onde foi recebido pelo ex-prefeito Juninho. Como primeiro ato na condição de chefe do Executivo Municipal, ele assinou três decretos: da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), da regularização do Código de Postura e da simplificação para a abertura de empresas na cidade – “Simplifica Cariacica”.


Depois, o prefeito recebeu a população (respeitando o distanciamento e as regras de segurança em saúde) em seu Gabinete e deu posse aos novos secretários. Em seguida, recebeu os vereadores para um café da manhã.



Saiba quais são as medidas anunciadas pelo prefeito para a gestão:



Novos agentes de saúde
Euclério Sampaio afirmou que irá abrir processo seletivo para a contratação de 350 agentes de saúde. A medida é considerada urgente pelo prefeito empossado.


Ampliação no horário de atendimento
Cinco unidades básicas de saúde terão o horário de atendimento estendido. Atualmente, funcionam das 7h às 17h. Com a ampliação, passarão a trabalhar das 7h às 19h. Em até 100 dias de governo, a proposta é que 10 UBS estejam funcionando dessa forma. Cariacica conta, atualmente, com 29 unidades de saúde.


Marcação de consulta online
Euclério também pretende implantar, na rede municipal, o sistema de agendamento on-line de consultas. A previsão é de que a implantação esteja completa também nos 100 primeiros dias de governo.


Home care
O prefeito empossado anunciará, também na rede municipal de saúde, a implantação do programa chamado “Melhor em Casa”. Trata-se de um modelo de “home care”, no qual o paciente fica “internado” em casa e recebe atendimento de profissionais de saúde na sua própria residência.


Mutirão de limpeza
Neste sábado, dia 02, Euclério dará início ao programa "Cariacica: eu amo, eu cuido". Trata-se de um mutirão de limpeza urbana e desassoreamento de canais e rios que cortam o município. O prefeito também afirmou que equipes de limpeza estarão recolhendo o lixo e capinando sempre dois bairros ao mesmo tempo. Os primeiros contemplados serão Jardim América e o início da BR 262. O programa tem o slogan: “Cariacica: eu amo, eu cuido”.


Reurbanização
A reurbanização e revitalização de Jardim América e Campo Grande também estão nos planos de Euclério. A contratação do projeto será iniciada já na próxima segunda-feira, dia 04.


Decretos
Nesta sexta-feira, Euclério assinou seus primeiros três decretos como prefeito de Cariacica. O primeiro, criará a comissão responsável por desenvolver o “Simplifica Cariacica”, que irá diminuir a burocracia para empresários que querem se estabelecer no município. O segundo decreto assinado pelo prefeito cria uma comissão para revisar e atualizar o Plano Diretor Municipal (PDM). Já o terceiro decreto irá criar uma terceira comissão, com o objetivo de regularizar o Código de Posturas do município.