Moradores de Santa Bárbara são presenteados com a entrega de um parque linear

Desde o mês de março, quando foi decretada a pandemia de coronavírus (Covid-19) e a consequente suspensão das aulas presenciais, o estudante Eduardo da Silva Pinto, 10, não faz outra coisa senão jogar no celular. A partir de agora, ele tem um lugar para fazer o que mais gosta e, em segurança: andar de patins na companhia da mãe, a dona de casa, Hercília Novaes Pinto, 54, no Parque Linear Santa Bárbara, entregue à comunidade de Santa Bárbara na noite desta segunda-feira (28).

O equipamento, que fica a alguns metros da casa da família, possui área de 7.478, 50 metros quadrados e conta com campo de futebol, lagoa, academia popular e uma praça para atividades diversas.

“Meu filho está obeso, de tanto ficar em frente ao celular, fazia falta um espaço assim. Este lugar foi um presente para a gente, há 20 anos a comunidade pedia por este local”, conta, emocionada, a dona de casa.

O Parque Linear Santa Bárbara faz parte do Projeto Rede Parques, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), que prevê a construção de corredores ecológicos formados por arborização planejada nas vias de acesso aos parques municipais da cidade.

A proposta é interligar os parques e unidades de conservação por meio de ciclovias e ciclofaixas, serão construídos 8 km de ciclovias em até 6 anos e 31 km de ciclofaixas nos próximos 3 anos. Os novos trechos irão integrar a Região de Porto de Santana, Itacibá, Jardim América e Campo Grande.

Serão interligados os parques São Conrado (já entregue), Santa Bárbara, Biquinha, Itanguá e O Cravo e a Rosa, que está em fase de obras. Já foram realizadas dragagens nas lagoas, nivelamento do terreno e retirada de plantas exóticas e invasoras, em breve, o local abrigará o viveiro municipal.

As obras, nos parques São Conrado, Santa Bárbara e O Cravo e a Rosa, foram realizadas graças à recursos advindos de compensação ambiental.

Tratando-se do Parque Linear Santa Bárbara a maior dificuldade encontrada, segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Claudio Denicoli, foi o esgoto lançado de forma irregular.

“Era uma área totalmente degradada, com muito lixo, entulho e esgoto. Agora, estamos entregando à comunidade um espaço de lazer, contemplação e convivência. Os moradores já se apropriaram do local, para nós, gestores públicos, é muito gratificante ver isso”, afirma.

Família

O autônomo, Cássio Pinheiro, 30, levou toda a família para a cerimônia de entrega do equipamento de lazer.

“Nós parabenizamos à Prefeitura de Cariacica, pois um espaço como este, fazia falta demais da conta”.

A entrega de obras e equipamentos foi a marca das duas gestões do prefeito Geraldo Luzia, o Juninho. Agora, com a proximidade do fim do último mandato, ele expressa sensação de gratidão e dever cumprido.

“Me sinto muito feliz e realizado por mais esta entrega. Nos propomos a ter uma cidade mais sustentável, promovendo uma ambiência de lazer e garantindo às pessoas que os impostos estão sendo devolvidos de forma qualitativa. Trabalhamos para que hoje, os moradores usufruam de um local que antes, era tomado pelo lixo”.