Cultura promove tombamento do sítio histórico de Pedro Fontes, Centro Eduartino Silva e itens do congo da cidade

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), irá registrar o tombamento do sítio histórico e arqueológico Pedro Fontes, do Centro Histórico Eduartino Silva e de elementos e de itens ligados ao Carnaval de Congo de Máscaras de Roda d'Água.

O ato, que contará com a presença do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, será feito durante o II Seminário de História, Memória e Cultura de Cariacica, nesta quinta-feira (17), às 18h, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Por restrições devido à pandemia, o evento será aberto apenas para convidados participantes. Porém, será totalmente gravado, sendo toda a íntegra exibida para as redes sociais da Prefeitura, nos dias 29 e 30. O evento e a exibição on line fazem parte das comemorações aos 130 anos de emancipação política de Cariacica.

O prefeito e a secretária de Cultura de Cariacica, Renata Weixter, irão assinar os livros de registro. O ato confere proteção municipal a patrimônios históricos e bens culturais materiais e imateriais, que podem ser beneficiados com leis garantindo recursos de restauro ou de preservação de tradições, por exemplo.

Confira o que estará nos livros de tombos e registros do patrimônio cultural:

• Centro Histórico Eduartino Silva: fica em Cariacica Sede e é um prédio que abrigou a primeira Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cariacica, datando de 1890. Hoje está revitalizado, possui uma biblioteca comunitária, um telecentro e um espaço para pequenas apresentações artísticas no pavimento superior. O Centro Histórico também será totalmente restaurado em 2021 com recursos já captados pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

• Carnaval de Congo de Máscaras de Roda d´água: o carnaval de congo remonta ao século XIX e é a mais tradicional da cultura popular na cidade com missa campal, cortejo com imagem de Nossa Senhora da Penha e as apresentações das bandas de Congo de Cariacica e de outras localidades do Estado, tudo acompanhado pelo brincante João Bananeira e demais mascarados.

• João Bananeira: esse personagem participa de todos os carnavais de congo de máscaras. Tem o seu corpo todo coberto por uma saia feito de folhas secas de bananeiras, usa uma máscara de papel machê feita com técnica tradicional costurada em um chitão colorido e não revela a sua identidade durante o evento.

• sítios históricos e arqueológicos de Pedro Fontes: na localidade de Padre Mathias compondo a capela, o cemitério e parte do território onde já foram encontrados vestígios de sambaquis. O complexo de Pedro Fontes é parte de uma história triste da cidade em que ocorreram internações compulsórias de pessoas com hanseníase (doença chamada de lepra), afastando essas de seus familiares e gerando a exclusão social de famílias inteiras.