Começa aplicação de asfalto em trecho da avenida Expedito Garcia

O trecho da avenida Expedito Garcia, onde foi instalada nova galeria de rede de drenagem, começou a receber camada de asfalto. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou a última etapa na intervenção em Campo Grande.

Inicialmente, a manta asfáltica é aplicada no trecho que vai do cruzamento do supermercado Carone até a altura da rotatória do Posto Atlântica, próximo à saída para a BR 262 sentido Vitória. Depois, os trabalhos se concentrarão do supermercado até o cruzamento com o açougue Casa de Carnes. A previsão é que a obra esteja totalmente concluída na sexta-feira (04).

Rede de drenagem

As obras de troca da rede de drenagem da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, tiveram início em outubro de 2019. O trecho que recebeu a intervenção tem 500 metros e vai da entrada da rotatória próxima à loja Colibri, no acesso ao bairro São Geraldo, até a saída para a BR 262.

A princípio, o prazo de execução era de oito meses. Porém, durante a obra na Avenida Expedito Garcia, houve alguns percalços. Devido às chuvas que ocorreram no fim de 2019 e inicio de 2020, os trabalhos precisaram ser paralisados duas vezes e, além disso, boa parte do serviço de escavação teve que ser refeito, pois a região ficou assoreada. A Cesan possuía duas adutoras na região há mais de 30 anos e não havia um mapa de localização. Isso levou a Semob a ter, ainda mais, cautela nas escavações, e o corte acabou sendo mais demorado.

Outro fator que fez o cronograma seguir mais lento, foi a descoberta de uma pedra muito grande, o que demandou técnica e precisão para ser retirada. Foi necessário contratar equipamento próprio para corte, com fio diamantado. Foram retiradas do local 40 toneladas de pedras.

A rede de drenagem do local foi totalmente remodelada já que não suportava o fluxo vindo das ruas no entorno, uma vez que todas faziam o lançamento das águas da chuva na Expedito Garcia. Com isso, a capacidade de vazão foi aumentada cinco vezes mais do que a antiga e, assim, minimizando os alagamentos nesse trecho.

Foram instalados 721 metros de drenagem. Desses, 550 metros foram de galerias de 2m x 1,5m. Além disso, 33 unidades de caixa ralo com grelha, 420 metros de religação de rede de água, 504 metros de religação de rede de esgoto.

Com o fim dessas instalações, o trecho ganhará recapeamento resultando em 6.434,42 m² de pavimentação com asfalto, 534,69 m² de sinalização e 36 metros de religação de fibra ótica. Os recursos da obra são de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica. O valor é de R$ 2.753.815,06.