Procon Municipal dá orientações para as compras do Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e muitos filhos estão indo às compras em busca do presente que é cara do paizão. Este ano, em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19), muitos estão optando pelas compras on-line. O Procon Municipal tem uma série de orientações para ajudar os consumidores, evitando que eles caíam em ciladas, principalmente, nas compras pela internet.

“Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial, especialmente pela internet ou telefone, o consumidor tem direito de arrependimento e pode, até mesmo, cancelar no prazo de 07 dias a contar da data da assinatura do contrato ou do recebimento da mercadoria. Valores pagos devem ser devolvidos e o fornecedor não pode cobrar multa pela desistência”, afirma a coordenadora do Procon Municipal, Nicole Pinheiro.

Outra dica importante é se programar com antecedência para ir às compras.  Da mesma forma, é importante respeitar o tamanho do próprio bolso, planejar os gastos e fazer muita pesquisa de preço, dando prioridade ao pagamento à vista, pois podem existir variações no preço dos produtos pagos à vista e à prazo.

Se atentar à política de troca do produto junto à loja, observando se o estabelecimento aceita a troca do presente, também é imprescindível. Essa possibilidade deve ser exigida por escrito em etiqueta ou Nota Fiscal, no ato da compra, pois a lei só obriga as lojas a trocarem produtos com defeitos de fabricação.

Ao adquirir eletroeletrônicos, solicite, quando possível, o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. O produto deve vir acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Independente de termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor estipula uma garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.

Exija sempre a Nota Fiscal, nas compras feitas no estabelecimento comercial ou fora dele - por telefone, catálogos e internet - ela é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia e assegura o direito na hora de registrar a reclamação no Órgão de Defesa do Consumidor.  Além disso, exija o comprovante da data de entrega que foi combinada.

O Procon Municipal está à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações. O atendimento é das 12h às 16 horas pelos telefones  3354- 5504/ 5512 /5513 e 5509 ou pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br. Atendimento presencial deve ser agendado previamente.

Observação: a foto foi tirada antes da pandemia de coronavírus, por isso, as pessoas aparecem sem máscara.