Cariacica adere à campanha Agosto Lilás

Nos próximos dias 10, 12 e 14 de agosto a Gerência dos Direitos da Mulher (Gedim), distribuirá kits informativos sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher nos Prontos Atendimentos do Trevo de Alto Lage, Nova Rosa da Penha e Bela Vista. Os kits contêm cartilha informativa, panfleto, máscara e álcool em gel. A ação será em referência à campanha Agosto Lilás, criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha no próximo dia 7.  


“A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos e um grave problema de saúde pública. O Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica e enquanto isso acontecer, o debate deve permanecer em pauta, situação reforçada pela elevação atual das estatísticas”, afirma a gerente dos Direitos da Mulher, Flavia Henker.


Flavia explica que, em Cariacica, são realizadas diversas ações preventivas, entre elas palestras e eventos de conscientização sobre a Lei Maria da Penha, violência doméstica e formas de buscar ajuda e o Programa Cariacica Mais Mulher, que abriga os projetos Cabine SOS, Maria é Mais, 16 Dias de Ativismo, Papo de Divas e Xô Silêncio.


Para a gerente muitas mulheres vítimas de violências física, psicológica, sexual, patrimonial, entre outras, ainda exitam em buscar ajuda por um motivo: medo.


“E também temem pelos filhos, muitas têm vergonha da situação e às vezes não têm para onde ir”, explica.  


Como buscar ajuda  


A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Krigélica Siller, explica que, no primeiro momento, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima, com o boletim de ocorrência registrado, a delegacia fará o encaminhamento para a equipe do Creas atendê-la. Havendo crianças envolvidas, o Conselho Tutelar será acionado.  


No Creas, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Paefi), são ofertados atendimentos e acompanhamentos com assistentes sociais, psicólogos e assessoria jurídica.  


Os equipamentos estão fechados para conter a disseminação do coronavírus, mas os atendimentos estão mantidos e devem ser agendados pelo telefone 3346-6320, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.  


Denúncias de violência contra a mulher devem ser feitas pelo telefone 180, que as registra e as encaminha aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Outro canal é o Disque Denúncia 181, o anonimato é garantido.