Estação Cidadania-Esporte completa um ano de atividades

Incentivo ao esporte, espaço especial para prática de atividade física e um ótimo lugar para o lazer. Esse poderia ser um resumo bem sucinto do que representa a Estação Cidadania Esporte Cariacica (Ecec) para o município. Comemorando seu primeiro ano de inauguração e funcionamento, o local é o marco de uma grande mudança na qualidade de vida dos cidadãos, que estão sendo cada vez mais incentivados à prática de atividades físicas, que, consequentemente, leva à uma vida mais saudável.

Localizada no Parque o Cravo e a Rosa, em Itacibá, o local conta, entre outras coisas, com ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo. Em além disso, no local, antes da pandemia do coronavírus, era possível praticar atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

O local atende, em média, 1.200 pessoas por dia dias e há mais de 8.500 pessoas inscritas nos projetos entregues, sendo 2.400 crianças. No local, estão disponíveis aulas de atletismo, judô, futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol e ginástica rítmica.  Todas as atividades para adolescentes de até 14 anos. Para os jovens, há o projeto denominado desporto comunitário, que atende pessoas de 15 a 23 anos. Além de atividades orientadas para pessoas idosas e exercícios para pessoas com deficiência física.

"A Estação Cidadania-Esporte Cariacica promove integração entre as famílias, aproximação do poder público com a população por meio das entregas de serviços diárias de práticas esportivas, do exercício físico orientado e do lazer", comenta o secretário de de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher.

Como o espaço está fechado, devido à necessidade de distanciamento social para a prevenção da Covid-19, a Semesp está oferecendo uma série de vídeoaulas que ajudarão o cidadão a manter o corpo em movimento. As atividades estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e todos os cidadãos podem participar. As aulas são gravadas por por profissionais de Educação Física da Semesp.

Todos os exercícios físicos apresentados nas videoaulas são especialmente preparados para que a pessoa possa realizá-lo em casa. A publicação das aulas acontece de segunda a sexta-feira, pela manhã.

"Estamos oferecendo videoaulas de ginástica rítmica, judô, ginástica localizada, alongamento, circuito físico e step no tapete. Além disso, no Facebook e Instagram da Prefeitura são postadas as videoaulas toda semana para que as pessoas possam se exercitar em casa sob a orientação de professores de Educação Física", informou o secretário.

Melhor Idade

O secretário lembra que a Ecec preocupa-se com pessoas de todas as idades, com a prática de exercício físico orientado, inclusive em alguns horários com foco na pessoa idosa. "Isso ampliou a oferta de serviços atraindo um público cada vez maior", explica ele.

Neste um ano de funcionamento, a Estação Cidadania Esporte Cariacica (Ecec) também tornou-se referência para eventos esportivos e de lazer em Cariacica. Entre as atividades que aconteceram no local estão o Festivais de Ginástica Rítmica de Paradesporto, com a participação de atletas de alto rendimento, e a colônia de férias que agradou bastante as crianças durante o recesso escolar.

"Cariacica era um dos poucos municípios do Espírito Santo que não possuía uma estrutura digna para entregar e, receber grandes eventos esportivos. Atualmente, podemos planejar ações esportivas e realizá-las dentro das nossas perspectivas e do interesse público, que são prerrogativas fundamentais da administração pública. O lugar oferece conforto, é agradável e se transformou em um ponto de encontro das famílias cariaciquense", afirma o secretário.

Para o processo de pós-pandemia, que ainda não há data para a reabertura do espaço, o secretário explica que a equipe da Semesp  está elaborando um protocolo que atenda as necessidades de prevenção para eliminar todos os riscos possíveis, assim que for possível funcionar.

"As atividades serão replanejadas e, devidamente, atenderão aos protocolos necessários, sendo que as inscrições para participar dos projetos continuarão a ser feitas no próprio local e no site da Prefeitura", finaliza ele.