Agência do Trabalhador ajudou mais de 1 mil pessoas a conquistarem emprego durante a pandemia

Todos os dias a auxiliar de produção, Vanuza Lipaus, 45, sai de Novo Brasil rumo a uma empresa na Rodovia do Contorno, ela é uma das cerca de 1,3 mil pessoas que conseguiram emprego, durante a pandemia da Covid-19, por meio da Agência do Trabalhador.

“Tinha um ano que eu estava desempregada. E não imaginei que conseguiria um emprego tão cedo, porque se já estava difícil antes da pandemia, imagina agora. Um dia estava navegando no site da prefeitura e vi as vagas da Agência”, conta.

Assim como as demais repartições da prefeitura, a Agência do Trabalhador está fechada desde março, mas desde o dia 11 de maio as vagas estão sendo ofertadas com atendimento on-line.

Todas as sextas-feiras são publicadas matérias com as vagas disponíveis para a semana seguinte. Os candidatos devem preencher o formulário que é publicado juntamente com as matérias e encaminhá-lo para o e-mail empregos@cariacica.es.gov.br, colocando no campo assunto o código da vaga e a função pretendida.  Os códigos são disponibilizados em uma tabela juntamente com as vagas.

Após este procedimento a Gerência de Capacitação Profissional, Emprego e Renda (Gecaper) faz contato com o candidato para coletar informações complementares e, posteriormente, encaminha o cadastro para a empresa, que se encarregará de marcar a entrevista. É imprescindível que todas as informações sobre experiência profissional contidas no currículo constem na Carteira de Trabalho.

De 11 de maio pra cá foram abertas mais de 1 mil vagas de emprego e mais de 2,8 mil candidatos foram encaminhados para as empresas parceiras, deste total, aproximadamente 1,3 mil foram contratados.

De acordo com o gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Renda, Joe Jeffrson de Almeida, a proposta de ofertar os atendimentos on-line surgiu tanto da necessidade dos candidatos quanto das empresas.

“Os candidatos ligavam constantemente em busca de vagas e depois esta demanda passou a ser do lado empresarial, que tem em nossos serviços uma referência em relação à intermediação de mão de obra. Assim, diante da necessidade mútua, tivemos a ideia de ofertar um serviço on-line, obedecendo os protocolos de saúde e potencializando a economia local”, explica.

Assim como a Vanuza, a auxiliar de almoxarife, Tassiana Gomes Astori, 32, está aliviada por ter conquistado o tão esperado emprego com carteira assinada. Os dias de aflição deram lugar a dias de gratidão.

Tassiana trabalhava em uma ótica que, assim como muitas empresas, dispensou parte dos funcionários em virtude da pandemia. A única renda da casa passou a ser o salário do marido, que não perdeu o emprego, mas teve a carga horária reduzida e, consequentemente, redução no salário.

“As pessoas não podem perder a esperança, é preciso correr atrás, porque por mais que estejamos passando por uma situação difícil, há vagas. As empresas estão chamando porque essa situação não vai ser para a vida inteira, o final do ano está aí, esse é o momento de procurar emprego, é só manter os cuidados necessários”, diz.

Estágio

A Agência do Trabalhador disponibiliza vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, sabendo disso, a estudante de Administração, Vanessa Gonçalves do Nascimento, 22, não perdeu tempo e garantiu uma vaga de estágio.

“A experiência está sendo maravilhosa. Fico na área de faturamento da empresa, emitindo nota fiscal, arquivando documentos ou os distribuindo em outros setores”, conta.

Para Joe é gratificante contribuir, enquanto Agência do Trabalhador, para a melhoria da condição socioeconômica de uma família neste momento de crise. “Pois trabalhar não só gera renda, mas é, antes de mais nada, um resgaste social”, avalia.