Projeto Semearte abre inscrições para oficinas virtuais de artes cênicas e música

A arte é uma das formas de incentivar e motivar o desenvolvimento de uma criança e, por isso, o Projeto Semearte é uma das atividades de interação realizada nas escolas municipais de Cariacica. Normalmente, as atividades acontecem após o horário das aulas, mas, devido à pandemia do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, neste ano, os alunos poderão participar das atividades virtualmente.

As inscrições começam nesta segunda-feira (27) e todos as crianças matriculadas na rede municipal no Ensino Fundamental I e II podem se inscrever. No total, serão 120 vagas distribuídas para as áreas de artes cênicas e música.

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição on-line através do link (clique aqui e se inscreva). As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição dos estudantes. Será possível se inscrever até o dia 9 de agosto.

As atividades gratuitas serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada - Projeto Semearte, e estarão disponíveis em salas temáticas na plataforma Google Sala de Aula.

As turmas serão temáticas e os professores do Projeto Semearte vão propor atividades lúdicas e de práticas artísticas que visam contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas da área, promovendo o contato com as linguagens artísticas como resposta ao distanciamento social.

"A metodologia utilizada nas aulas será interativa, com vídeos gravados pelos professores, atividades propostas, produções artísticas de forma virtual pelos alunos e professores, com o intuito de facilitar o processo de conhecimento nas áreas de apreciação, contextualização histórica e performance", explicou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Transmitindo conhecimento

O professor de Arte em Cariacica  Winny Rocha está na expectativa para que as atividades comecem. “Não vejo a hora de retomar as experimentações artísticas com as turmas. Mesmo que seja a distância e dentro de casa, criar com o corpo é essencial para o desenvolvimento integral dos nossos alunos e alunas. Além de ser muito divertido!”, disse ele que é mestre em Artes Cênicas pela Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais, ator e produtor cultural.

Entre as atividades nas artes cênicas do professor Winny também estão a participação na série audiovisual “Palavra Negra”, em 2019, e apresentoação da “TV Osquindô”, no YouTube, em 2015. Durante a pandemia, ele produz um sarau virtual mensalmente no Instagram.

Outro educador envolvido no Semearte é o também professor de Arte em Cariacica Arthur Barreto. Ele contribui como educador musical no projeto desde 2018.

“Fazer e aprender música é gostoso em qualquer contexto, em qualquer ambiente, seja presencialmente ou virtualmente. E a arte certamente é uma poderosa ferramenta para nos ajudar a passar por esse tempo de uma maneira mais leve. Por isso estou muito empolgado com os novos desafios e as novas possibilidades que as aulas de música do Semearte Virtual irão nos trazer”, comentou ele, que é formado em Música pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e pós-graduado em Arte Educação.

O professor Arthur Barreto também atua como músico pianista e arranjador no Grupo Estripolia. No campo da educação, ele busca desenvolver com seus alunos atividades que, além do aprendizado técnico de instrumentos musicais, relacionam a música com o corpo e movimento.

Serviço:

Projeto Semearte

Oficinas: Artes cênicas e música (as atividades são gratuitas)

Inscrições: De 27 de julho a 9 de agosto

Quem pode se inscrever: crianças matriculadas na rede municipal no Ensino Fundamental I e II

Vagas: 120 (as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição dos estudantes)

Como se inscrever: Os interessados devem fazer a inscrição on-line através do link (clique aqui e se inscreva)

Como assistir às oficinas: Em salas temáticas na plataforma Google Sala de Aula