IPC é destaque no Indicador de Situação Previdenciária

Mais uma vez, o IPC é destaque em nível nacional, agora obtendo nota máxima em dois quesitos no Indicador de Situação Previdenciária/ISP-RPPS-2019: ‘Gestão e Transparência’ e ‘Situação Atuarial’. Para compor a nota do primeiro quesito, a Secretaria de Previdência (SPREV) considerou a regularidade, o envio de informações e a modernização da gestão. Já para o outro índice, foi observado o critério de cobertura dos compromissos previdenciários. O relatório bem como a metodologia de cálculo da SPREV estão disponíveis em h t t p s : / / bit .ly / 32tCC63.


De acordo com o ISP-RPPS-2019, o IPC está entre os quatro Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) do País com nota A em ‘Gestão’, sendo o único do Espírito Santo a alcançar essa pontuação. Ainda, conforme o relatório, se considerado o aspecto ‘Gestão e Transparência’, a autarquia está entre as duas do Estado a obter nota máxima.


O indicador é apurado e divulgado anualmente pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS), órgão pertencente à SPREV. O estudo tem como base as informações encaminhadas pelos entes federativos por meio do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev) e do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).