Cultura registra o Carnaval de Congo de máscaras e João Bananeira como patrimônios imateriais de Cariacica

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) registrou o Carnaval de Congo de Máscaras e o personagem João Bananeira como patrimônios imateriais da cidade de Cariacica. A ação está documentada por meio dos Decretos municipais nº. 117 e nº. 118 de 3 de julho de 2020, publicados na edição do Diário Oficial da última terça-feira (07). Saiba mais lendo aqui: Diário Oficial de Cariacica de 7 de julho de 2020.

"É uma grande conquista para a cultura popular, para os artistas e para a cidade em geral pois, a partir de agora, essas manifestações estarão oficialmente amparadas pelo poder público. Obrigatoriamente, haverá um protocolo a ser seguido para proteger, preservar e valorizar esta tradição", comemorou a secretária de Cultura, Renata Weixter.

Assim, o Carnaval de Congo de Máscaras, realizado em Roda d'Água, no dia de Nossa Senhora da Penha, fica preservado em suas características, não admitindo adaptações, e tendo os grupos e bandas de congo de Cariacica como os protagonistas e responsáveis pelo evento. "Nossa equipe técnica, ao fazer todo o levantamento e pesquisa, identificou pontos únicos do congo feito em Cariacica, diferente de outros locais do Espírito Santo: por exemplo, aqui temos, além das máscaras, a presença da buzina como um dos instrumentos. Além disso, o andamento do toque da percursão é mais devagar que os demais, evidenciando uma herança indígena", destaca a secretária.

O personagem João Bananeira também está garantido nessa preservação. Tradicional participante do carnaval de Roda d'Água, o brincante teve a descrição de sua indumentária registrada, inclusive na forma tradicional de confecção das saias e das máscaras, feitas de folhas de bananeira e material reclicado.

Devido ao coronavírus, o Carnaval de Congo de Máscaras desse ano foi suspenso. Ele estava marcado para 20 de abril. A Semcult espera o fim da pandemia para autorizar, se possível, a celebração do evento ainda este ano.

Saiba mais:

Patrimônio imaterial

O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial do Brasil, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Esse instrumento é aplicado àqueles bens que obedecem às categorias estabelecidas pelos decretos especializados: celebrações, lugares, formas de expressão e saberes, ou seja, as práticas, representações, expressões, lugares, conhecimentos e técnicas que os grupos sociais reconhecem como parte integrante do seu patrimônio cultural.

Carnaval de Congo de Máscaras

Grande festa secular e única no Brasil e maior expressão popular de Cariacica, que ocorre anualmente no mês de abril na região de Roda D’ Água, em função do dia da padroeira capixaba, Nossa Senhora da Penha. Conta a crença popular que diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, em Vila Velha, os moradores que viviam aos pés do Mochuara decidiram fazer uma homenagem à padroeira capixaba saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. As bandas de Congo em atividade em Cariacica são: Banda de São Benedito de Piranema, Banda de São Benedito de Boa Vista, Banda de Santa Izabel de Roda D’ Água, Banda Unidos de Boa Vista, Banda de São Sebastião de Taquaruçu e Banda de Congo Mestre Itagibe.

João Bananeira

Personagem ícone e símbolo do Carnaval de Congo de Máscara. Ele se disfarça, usando máscara, cobrindo os braços de meia e o corpo rodeado por uma grande saia de folhas secas de bananeiras, além de panos de chita coloridas. Sai brincando no meio do povo. É mudo e assim como aparece sem ninguém saber de onde, vai embora ao final da festa, para manter a identidade em segredo.