Mestre do congo e artesão das máscaras comanda o "ARtes Virtuais em Conversa" desta semana

O mestre do congo Valdecir Ferreira é o convidado do "ARtes Virtuais em Conversa" desta semana. Comandando a banda de São Sebastião de Taquaruçu, ele detalha sua paixão pelo congo e os encantos do trabalho artesanal de confecção de máscaras, que dão a alegria da festa do ritmo que é a cara de Cariacica. O projeto, comandado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), vai ao ar nesta terça (07), às 19h, nas plataformas sociais (Instagram e Facebook) da Prefeitura Municipal de Cariacica.

As máscaras eram utilizadas pelos antigos escravizados, que iam disfarçados brincar na festa de louvores a Nossa Senhora da Penha. Com o tempo, virou adereço da tradição de homenagem à santa. Mestre Valdecir vai explicar as mudanças dos significados em torno do artefato e de como os materiais foram se alterando, sempre tendo como foco a preservação cultural e também ambiental.

"ARtes Virtuais em Conversa"

O que é: vídeos apresentando os trabalhos, obras, ateliês e métodos de inspiração e de produçãos dos artistas plásticos, visuais e mestres da cultura popular de Cariacica.

Quando: toda terça-feira, às 19h, nas redes sociais (Face e Instagram) da Prefeitura de Cariacica.