Dia do padroeiro, 24 de junho conta parte da história da cidade

Nesta quarta-feira (24) comemora-se o dia do padroeiro de Cariacica, São João Batista. A data é mais do que importante na história da cidade e remonta à relevância da ocupação dos jesuítas. E lembrar dela, de sua origem, reforçando a formação cultural do povo é essencial, principalmente por estar envolta numa certa polêmica que muitas vezes gera dúvidas, confundindo-a com o aniversário da cidade.

As terras onde hoje se delimita Cariacica, antes da emancipação, foram utilizadas por muito tempo como fazendas para plantação e criação de gado, tendo na maioria dos casos as sedes em Vitória. Os jesuítas eram responsáveis por parte desta ocupação e explicam, entre outros fatores, a aproximação com a religião católica. Eles cultivavam em sua fazenda parte dos alimentos que serviam às crianças do orfanato do Colégio Santiago, na capital Vitória.

Já a fundação da cidade se deu apenas em 1890, no dia 30 de dezembro daquele ano, como mostra a bandeira, símbolo máximo do município. Sendo, portanto, esta a real data de comemoração do aniversário de Cariacica, que em 2020 comemorará 130 anos.

A confusão se explica com um fato da década de 1970 quando uma lei, provinda direto do legislativo municipal (Lei Nº 516, de 1971), passou a autorizar ao executivo comemorar o aniversário da cidade junto à festa do santo. Desde então, em vários anos foi realizada uma festa única.

Essas memórias são mantidas principalmente pela oralidade e, para ajudar a contá-las, ainda em 2016, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semco), atual Superintendência de Comunicação, fez uma pesquisa que ouviu o empresário e turismólogo Fábio Leite e a jornalista e fundadora do Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense (Ipedoc), Orlandina Delapícola.

“Cariacica produzia as riquezas que mantinham a capital e, as fazendas daqui tinha sua sede em Vitória. Essa memória foi levada quando grandes empresas vieram para o Espírito Santo e levaram muitas pessoas para trabalhar em Vitória, enquanto Cariacica recebia imigrantes de outros cantos do país”, lembrou Fábio Leite.

“Tivemos uma colonização rica que começou com os portugueses e os jesuítas, que trouxeram o religioso para nossa cultura. Depois vieram ainda os imigrantes e, na história moderna, ainda vieram os migrantes de outras cidades, sempre perpetuando a figura do santo”, comentou Orlandina.

Por isso, para além do religioso, por recuperar a memória e ajudar a manter a história de formação e emancipação da cidade, a lembrança se torna essencial, como patrimônio um cultural e vivo de Cariacica. No ano em que vai comemorar 130 anos de sua fundação, que Cariacica viva o dia do padroeiro de maneira íntegra e assopre as velinhas do aniversário em 30 de dezembro.

Festa do Padroeiro

A Paróquia São João Batista está realizando o Trídu, que é uma série de missas em homenagem ao santo padroeiro e, no dia 24, realizará a Missa Solene da Natividade de São João Batista, presidida pelo pelo Pároco Padre Júlio César, transmitido pelo Facebook. A conta pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/sjbnaweb/.