População recebe máscaras para prevenção do novo coronavírus

Para ajudar a população no combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Cariacica entregou cinco mil máscaras reutilizáveis de tecido para moradores de Flexal I e II durante a amanhã desta segunda-feira (15). A ação continua até as 17 horas e a expectativa é que até o final do dia sejam entregues 10 mil unidades. A ação continua no município amanhã e todos os bairros da cidade serão atendidos nos próximos dias. No total serão entregues 400 mil máscaras na cidade.

A entrega está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), que está visitando as comunidades com maior índice de Covid-19 e mais vulneráveis socialmente. A distribuição é gratuita e a equipe da Semdefes vai até a população para a entrega do material.

"Neste primeiro dia, a recepção dos moradores foi ótima. Estamos preocupados com a prevenção da doença e percebemos que a população também", disse o secretário Municipal de Defesa Social, Marcos Wiris Rainha.

Uma dessas pessoas é o comerciante Robson Silva Rodrigues, de 58 anos. Morador de Flexal I há 35 anos, ele contou que as máscaras que sua família recebeu irão ajudar bastante. "Precisamos nos prevenir durante 24 horas e precisamos ter muitas máscaras", afirmou.

O que concorda a pensionista Maria da Graças Rodrigues, de 72 anos. "Eu e minha filha já estamos usando máscara, mas nunca é demais. Essa ação veio para nos ajudar", acrescentou ela, que reside em Flexal I há 60 anos.

Unidades

As máscaras que estão sendo entregues para a população de Cariacica são de tecido, laváveis, com elástico e cordão para ajuste. Além da distribuição, está sendo realizada uma ação educativa com entrega de panfletos informativos sobre a Covid-19, fixação de cartazes e passagem de carro de som com mensagens de alerta para a necessidade de isolamento domiciliar e cuidado de higiene pessoal.

O secretário de Defesa Social do município explicou que a quantidade de máscara entregue em cada casa depende do número de pessoas em cada domicílio e que todos estão recebendo, independentemente da idade dos moradores.

Além da ação da Semdefes,  a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também irá distribuir para os pacientes que estiverem sem máscara, nas 28 unidades de saúde do município e nos Pronto-Atendimentos (PAs).

As máscaras também serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que irá incluir o material nas cestas básicas entregues através do agendamento na Central de Assistência Social.

A ação também irá abranger algumas vias da cidade, como a avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, durante as barreiras sanitárias instaladas pelo município, e nas filas da Caixa, quando necessário.