Peti: Ações on-line para prevenir e erradicar o trabalho infantil

Nesta sexta-feira (12), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e, em Cariacica, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a equipe intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vem desenvolvendo uma série de ações, todas on-line.

“Temos trabalhado ações estratégicas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. Toda a rede está trabalhando, porém, de forma virtual para manter as orientações das autoridades sanitárias. Assim como a campanha do 18 de maio, a deste mês tem sido feita de forma massiva pelas redes sociais”, afirma a referência técnica do Peti em Cariacica, Ruth Knaak.

Outras ações apontadas por Ruth, são a entrega de materiais de campanha, através das cestas básicas emergenciais; o envio de material ilustrativo para os alunos da rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o monitoramento das famílias, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Paefi), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Questionada sobre quais são as piores formas de trabalho infantil, Ruth é enfática. “Todas são as piores, porque as consequências, físicas e psicológicas na vida adulta, são irreversíveis. Mas posso citar algumas que estão bem próximas à nossa realidade, que são a exploração sexual, o envolvimento com o tráfico de drogas e o trabalho nos semáforos”, enumera.

De acordo com ela, a situação de pandemia, que tem feito com que muitas famílias percam a renda, é um agravante.

“Não teremos números de forma imediata, mas sabemos que eles vão aparecer. A oferta da mão de obra infantil é um atrativo para os empregadores informais, por ser barata”.

Quando o assunto é desafio, as primeiras palavras que vêm em mente, de acordo com ela, são políticas públicas, que precisam ser fortalecidas a cada dia. Outro entrave é a falta de conscientização da sociedade civil.

“Precisamos que a sociedade civil nos ouça, para que ela possa entender os malefícios do trabalho infantil. Culturalmente, o trabalho infantil sempre foi aceito, desde a colonização, e ele está muito associado à pobreza, tanto, que tem o mito de que é melhor estar trabalhando do que roubando. Não podemos naturalizar o trabalho infantil”, defende.

Em Cariacica, denúncias de trabalho infantil devem ser feitas pelo Disque 100 e aos Conselhos Tutelares, pelos telefones 98818-4538 / 98819-2886 /98818-4330 / 98818-5302, todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. O anonimato é garantido.

Observação: a foto utilizada para ilustrar a matéria foi tirada antes da pandemia, por isso, as pessoas aparecem próximas e sem máscaras.