Concretagem em instalação da nova galeria de drenagem da Expedito Garcia

A troca da rede de drenagem na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, entrou na fase de concretagem no trecho escavado, que vai da rotatória próximo ao açougue Shopping das Carnes até o supermercado Carone. Nesta quarta (10), as equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semob) começaram a aplicar camadas de concreto. O concreto formará a base para que nela sejam colocadas as novas galerias, que serão adensadas e niveladas também com areia.

"Em nosso trabalho de instalação das novas galerias pluviais, encontramos um subsolo rochoso neste trecho da Expedito Garcia. Tivemos, então, que extrair e cortar grandes pedaços de rocha para que a intervenção ali pudesse prosseguir", detalha o secretário de Obras, José Luiz Campos. Depois de assentada a rede de galerias, elas serão ligadas com os poços de visita (PVs). Feito isso, o trecho será compactuado, com a escavação tapada e o asfalto refeito. A previsão é que essa fase seja concluída em 20 dias.

Em seguida, será dado continuidade a instalação da nova rede no trecho entre o supermercado, ao longo de onde acontece a feira livre aos domingos, e a saída para a BR 262.

Mais vazão para água das chuvas

A rede de drenagem teve que ser remodelada já que atualmente ela não suporta o fluxo vindo das ruas no entorno, já que todas fazem o lançamento das águas da chuva na Expedito Garcia. Com a troca, a capacidade de vazão será cinco vezes maior do que a atual, minimizando os alagamentos neste trecho. Serão instalados 721 metros de drenagem. Desses, 550 metros serão de galerias de 2m x 1,5m.

Além disso, 33 unidades de caixa ralo com grelha, 420 metros de religação de rede de água, 504 metros de religação de rede de esgoto. Após a instalação, o trecho ganhará recapeamento resultando 6.434,42 m² de pavimentação com asfalto, 534,69 m² de sinalização e 36 metros de religação de fibra ótica. Os recursos são de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica. O valor é de R$ 2.753.815,06. Os trabalhos começaram no início de outubro de 2019 e a previsão é que terminem neste segundo semestre.

Trânsito

O trânsito foi alterado e essas modificações estão devidamente sinalizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), o retorno para a avenida Expedito Garcia continuará sendo na rotatória na altura da Colibri. Para acessar a BR 262, o motorista terá como opção seguir pela rua Bolívar de Abreu entrando à direita na rua Anatildes Passos Costa e virando à esquerda na rua Santa Marta.

Para acessar o bairro de Campo Grande a partir da BR 262, o motorista seguirá pela rua Bolívar de Abreu até o entrocamento com as ruas Álvaro Pedro Miranda e avenida Getúlio Vargas, na altura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Stélida Dias, seguindo pela avenida Getúlio Vargas.