Coletivo de cinema realiza oficina online sobre produção de vídeo

O coletivo de cinema Cineclube Ambiental, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) poe meio da Lei João Bananeira, realiza uma oficina online de produção de vídeo. Os interessados podem se conectar na reunião interativa nesta quarta-feira (10), a partir das 19h. A web oficina será realizada via Google Meet. Acesse:Web Oficina do Cineclube Ambiental

O encontro será comandado por Avelino Regicida, diretor e roteirista da produtora paulista Do Morro Produções. Ele irá compartilhar seu conhecimento nos bastidores da produção do documentário "Um Breve Relato" (15 minutos, 2018). Gravado de setembro de 2012 a abril de 2018, a obra registra as opiniões em torno do conceito de luta de classes de pessoas do universo do rap, do ativismo social e da arte das periferias de várias partes do Brasil. O documentário pode ser visto clicando aqui: "Um Breve Relato"

Sobre o Cineclube Ambiental

O projeto Cineclube Ambiental tem o objetivo de incentivar a criação de uma rede cineclubista ambientalista voltada à conscientização, reflexão e ação de seus membros em suas comunidades de origem. Estes serão incentivados a buscar a formação de novos agentes cineclubistas ambientalistas. Para isso, o projeto elegeu oito bairros para realizar atividades de formação nas áreas de meio ambiente e cineclubismo que serão veiculadas em palestras, exibição de filmes e debates, orientação do uso de técnicas de registro e exibição de material digital.

O projeto considera o cineclubismo como uma ferramenta de combate aos impactos ambientais em defesa do meio ambiente saudável e democrático, além de buscar a autonomia do indivíduo através da contemplação das artes.

O Cineclube Ambiental já foi realizado nos bairros Nova Esperança, Vila Isabel, Oriente, Rio Branco, Bela Vista e Maracanã, além de ter participado de diversas atividades cineclubistas em nível nacional como a 30ª Jornada Cineclubista, realizada na cidade de Viçosa/MG, em agosto de 2019. Além disso, o Cineclube Ambiental filiou-se à Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCA).

O projeto também alcançou outros bairros de Cariacica, tais como Itanguá, Alto Lage e Itacibá, com exibições cineclubistas além de intercâmbios com espaços culturais na Grande Vitória, caso do Centro Cultural Elisiário Rangel, em Serra/ES, do Centro Cultural Antônio Gonçalves (Mestre Jefinho – grupo A Capoeira – Cariacica/ES) e do espaço Cultural Chamusquinho, no bairro Oriente, em Cariacica/ES.