Cras: Assistência já ofertou mais de 13,5 mil atendimentos desde o início da pandemia

Do início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) até esta quarta-feira (03), os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ofertaram mais de 13,5 mil atendimentos à população, todos via telefone, já que as unidades físicas estão fechadas para conter o avanço da doença. As demandas, em sua maioria, foram por inserção no Cadastro Único e concessão de cesta básica emergencial.

Para a realização de agendamento para a entrega de cesta básica emergencial foram disponibilizados dois telefones, o 3354-5551 e o 3354-7100, os atendimentos são realizados de segunda a sábado, por 16 técnicos, distribuídos em duas centrais telefônicas.

Estar inserido no CadÚnico garante acesso ao Programa Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Tarifa Social de energia elétrica, Passe Livre para pessoas com deficiência; Telefone Popular entre outros. Para auxiliar os munícipes que ainda não estão inseridos, a Semas disponibilizou o telefone 3354-5564.

Por dia, são recebidas, aproximadamente, 800 ligações, referentes à cestas básicas e ao CadÚnico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o público dos Cras é composto por famílias que vivem em situação de pobreza e risco social, com precário ou nenhum acesso aos serviços públicos e fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade.

Cariacica tem, em média, 69 mil pessoas referenciadas aos Cras, o que corresponde a 18,09% da população atual. São pessoas que precisam, mais do que nunca, de amparo do poder público, conforme explica a secretária de Assistência Social, Solismara Tosato.

“A Semas não está medindo esforços, junto com a Prefeitura de Cariacica, para ofertar e manter as garantias de direitos. Enquanto servidores públicos, estamos nos esforçando para que os serviços ofertados possam ajudar a diminuir os impactos da pandemia”, assinala.

No momento, a Semas conta com 190 servidores que estão trabalhando em escala de revezamento para atender ao público.

Auxílio Funeral

Assim como o agendamento para concessão de cestas básicas emergenciais e a inserção no CadÚnico, os atendimentos referentes ao Auxílio Funeral também estão mantidos por telefone. E, desde o último dia 19, estão sendo feitos 24 horas.

Os munícipes devem solicitar pelos telefones 98148-0334 e 98148-0332, de domingo a domingo, incluindo feriados.

Telefones para atendimentos Semas

Agendamento cesta básica emergencial – 3354-5551 e 3354-7100, de segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 16h

Inserção CadÚnico – 3354-5564, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 16h

Auxílio Funeral - 98148-0334 e 98148-0332, de domingo a domingo, incluindo feriados Orientações gerais – 3354-5555, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 16h