Semas entrega 9 toneladas de alimentos à famílias acompanhadas pelos Cras

Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), fez a alegria de famílias e instituições que atuam no município. Nesta quinta-feira (28) foram entregues 9 toneladas de mantimentos, todos produzidos aqui mesmo em Cariacica, pelos agricultores da região rural. Eles produzem e a prefeitura compra, como forma de escoar a produção e ajudar os munícipes que vivem em situação de vulnerabilidade.

Totalizando foram contempladas, com as cestas verde, 370 famílias, acompanhadas pelos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e 12 instituições. O trabalho no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Rosa da Penha,  começou cedo, às 8h, e mobilizou 25 servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entre eles o gerente Alimentar e Nutricional,  Gilcimar de Oliveira.

“O trabalho é árduo, mas a satisfação é maior, pois sabemos da contribuição que estamos dando, à essas famílias, neste momento tão difícil. Vejo nas pessoas a satisfação”, conta.

Assim como das outras vezes, os servidores da Semas contataram as famílias previamente e marcaram horários com 10 minutos de intervalo entre as entregas, para evitar aglomerações. Também foi informado a necessidade do uso de máscara.

O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) que lança editais e os municípios interessados em receber o recurso se habilitam para participar. O critério para que o município seja contemplado é realizar a compra de agricultores locais que estejam inseridos no CadÚnico.

Da mesma forma, as famílias contempladas devem estar inseridas neste mesmo cadastro, que tem como finalidade coletar dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para incluí-las em programa de assistência social e redistribuição de renda.

Uma nova entrega de alimentos está prevista para a segunda quinzena de junho.