ARtes Virtuais em Conversa: Cultura promove visitas virtuais aos ateliês dos artistas plásticos da cidade

Vai ser possível conhecer os ateliês e os processos criativos de artistas plásticos e visuais de Cariacica sem sair de casa. A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) lança nesta terça-feira (26), nas redes sociais da Prefeitura, o projeto “ARtes Virtuais em Conversa", que evidencia o talento de pintores, escultores, ceramistas, instaladores, fotógrafos e mestres do artesanato.

Assim, toda terça, a partir das 19h, as plataformas online acolherão vídeos onde o artista irá mostrar o seu trabalho, sua trajetória e detalhes de suas obras mais contundentes.

"O projeto 'ARtes Virtuais em Conversa', em conjunto com o programa 'Cultura em Redes' e o 'FestiLives de Inverno', atua com o objetivo de democratizar o acesso à cultura pela população, ampliar o público nas redes sociais dos artistas participantes e oferecer também leveza, entretenimento e o respiro essenciais neste período que estamos atravessando, pois entendemos que ficar sem AR te sufoca", explica a secretária municipal de Cultura, Renata Weixter.

A artista

Quem abre a série é a artista, artesã e ceramista Elaine Sohelo. Natural de São Paulo, a ceramista veio para o Espírito Santo na década de 90 do século passado, residindo atualmente no bairro Itapemirim. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das técnicas que aprendeu, desenvolveu sua pesquisa com mosaico de argila colorida com óxidos e corantes cerâmicos e suas aplicações.

Com o tempo, seu trabalho foi naturalmente se transformando. Ela atua tanto no artesanato como na produção artística com esculturas, painéis, instalações, objetos. Também promove e ministra aulas de cerâmica e mosaico em espaço próprio e em projetos contemplados em leis de incentivo.

Produtora cultural com 8 projetos aprovados desde 2011 em leis de incentivo nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. É associada ao Instituto de Arte e Design do Espírito Santo (IADES), a Associação dos Ceramistas do Espírito Santo (CERAMES) e a Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (APROAC). Em 2017, inaugurou seu espaço para exposições durante o III Circuito Artes.

Serviço:

“ARtes Virtuais em Conversa"

O que é: vídeos apresentando os trabalhos, obras, ateliês e métodos de inspiração e de produçãos dos artistas plásticos, visuais e artesãos de Cariacica.

Quando: toda terça-feira, a partir de 26 de maio, às 19h, nas redes sociais (Face e Instagram) da Prefeitura de Cariacica.

Facebook da artista: @elainesohelo

Instagram da artista: @elainesohelo