Semdefes realiza ação do Maio Amarelo em diversos bairros do município

"Eu cuido de você e você cuida de mim e a gente se cuida no trânsito". É com este tema que a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) realiza, durante a próxima semana, ações para condutores e pedestres em alusão ao Maio Amarelo. O objetivo é promover a conscientização a partir da distribuição de materiais educativos nas vias públicas.

As ações ocorrem nos bairros Campo Grande, Vila Capixaba, Porto de Santana, Jardim América, Bela Vista, Bela Aurora, Itacibá e Cariacica Sede.

As operações serão puramente educativas, não havendo caráter punitivo. Para garantir o fator surpresa, a Semdefes não divulgará as ruas e avenidas onde as ações acontecerão.

Além das orientações para um trânsito mais seguro, os motoristas e pedestres também serão conscientizados sobre o uso obrigatório de máscaras, em prevenção ao novo coronavírus.

O secretário municipal de Defesa Social, Marcos Rainha, destaca os cuidados necessários para um trânsito mais seguro. "É preciso que todos sejam responsáveis no trânsito, respeitem a sinalização, o uso obrigatório de equipamentos de segurança e as leis de convivência. Assim temos um trânsito mais seguro", ressalta.

Campanha Maio Amarelo

1 - O que é?

Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

2 - Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU declarou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em maio, também é comemorada a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013.

3 - Por que amarelo?

O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.